Como administrar o tempo de estudos

Início » Artigos » Como administrar o tempo de estudos
By | 2017-06-06T11:29:53+00:00 01 de fevereiro de 2017|Artigos|

Como administrar o tempo de estudosHá algum tempo eu recebi um email de uma aluna questionando sobre como administrar o tempo de estudos. Para falar a verdade, sempre recebo esse tipo de dúvida. Confesso que muitas pessoas estão nesse dilema e, pode ter certeza que muitos já estudantes ‘cascudos’ ainda estão nessa indagação.

O tempo de estudo deve ser personalizado, pois cada candidato fará sua programação de acordo com a disponibilidade pessoa.

É importante que o tempo destinado ao estudo seja possível de ser cumprido, você deve ser honesto consigo mesmo e com sua capacidade de concentração.

Crie o hábito de estudar

É fundamental criar o hábito de estudo, acostumar -se a estudar diariamente.

Eu sei que no início é doloroso e cansativo, dá vontade de desistir,não é? Mas, se você utilizar estratégias de ‘guerra’, conseguirá se defender de sim mesmo. Ah, porque só você pode se boicotar.

Organize-se

No início é aconselhável organizar-se de modo a não se sobrecarregar. Estude em doses homeopáticas e vai aumentando a cada dia. Estou certa de que, se você apertar muito, poderá não cumprir a programação.

 

Crie metas

Mas, e aí, Jones, como administrar o tempo de estudos? O ideal é criar metas que são possíveis de serem cumpridas. Assim, você terá revigorado a sua auto-estima a cada meta alcançada. Quando o tempo de estudo programado ficar menos doloroso e mais fácil de ser cumprido, crie nova meta, de preferência não muito distante para ser cumprida.

Saber como administrar o tempo de estudo é importante e individual e isso deverá ser planejado com muito carinho, aliás, com todo amor que houver nessa vida por você mesmo.

O tempo dos outros é diferente do seu

Existem pessoas, por exemplo, que falam em seis, oito horas diárias de estudo, mas há pessoas que não suportam essa carga. É importante trabalhar a quantidade de horas que seja agradável ao seu perfil.

Uma pessoa que, por exemplo, seja procedente de um colégio militar possui condicionamento para estudar dez horas por dia, o que é diferente de uma pessoa que é dona de casa e decidiu estudar depois de 20 anos sem frequentar aulas.

Monte uma grade de horários

É preciso também aprender a montar uma grade de horários para evitar o que acontece com a pessoa que para de fazer tudo, como ginástica ou andar na praia, para estudar. Isso é péssimo.

Acredite, é possível administrar a vida, os horários, conseguir fazer obrigações naturais, como trabalho e lazer, que é um fator importante, e, ao mesmo tempo, ter rendimento maior do que se estivesse focado só no estudo.

Agora que você já sabe como administrar o tempo de estudos, basta pensar nisso tudo que conversamos com carinho e colocar seu plano em ação! Bons estudos!

Cláudia Jones, de Qconcursos.com

Comentários