Estudando há pouco mais de 1 ano, Vinícius já respondeu a mais de 10 mil questões e foi aprovado em 2 grandes concursos.

Início » Aprovados » Estudando há pouco mais de 1 ano, Vinícius já respondeu a mais de 10 mil questões e foi aprovado em 2 grandes concursos.
By | 2019-05-23T17:10:45+00:00 23 de maio de 2019|Aprovados|

aprovado agu

O início

Iniciei nos estudos para concursos públicos após deixar a iniciativa privada, no início de 2018. Resolvi focar nessa área devido à necessidade de ficar mais próximo da minha cidade-base (João Pessoa), pois no setor privado as melhores oportunidades exigem mobilidade total do profissional. Comecei buscando algumas dicas com amigos que já estudavam e, como todo início costuma ser, não foi fácil! No começo, recebemos uma grande carga de informações sobre formas de estudar – muitas delas erradas. Até que se consiga filtrar tudo que se ouve e encontrar o que melhor nos atende, leva certo tempo. Após o 5° mês de estudo já sentia uma boa evolução; nesse momento, estudava por apostilas em PDF e cadernos de resumo. Foi então que surgiu o concurso da Compesa-PE para administrador. Já me sentia mais preparado e resolvi me testar nessa prova. O resultado não foi ruim: fiquei na posição 74 de mais de 2.500 candidatos, mas ainda assim longe de qualquer possibilidade de nomeação. Eu percebi que estava no caminho certo, mas faltava algo que me levasse ao nível de concorrer por vagas no primeiro pelotão: foi quando surgiu para mim o Qconcursos.

A preparação

Comentei com um amigo que estuda para a carreira de delegado sobre a necessidade que sentia de aprimorar o meu método, pois tinha dificuldade em consolidar alguns assuntos, e ele me indicou o Qconcursos. De imediato, testei a plataforma e, logo após responder as primeiras questões, já percebi que havia encontrado o que eu precisava. Comecei a resolver muitas provas antigas, inicialmente como complemento aos PDFs de conteúdo – logo, esse virou meu método principal. Veio então a prova do MPU para técnico administrativo, certame em que fiquei na lista dos 1.800 primeiros dentre mais de 100 mil candidatos. Foi a confirmação de que a resolução de questões havia me colocado de fato na rota de aprovação. A partir disso, foquei ainda mais nesse método, passando a dar ênfase às matérias que me tiravam mais pontos.

Após quase 10 mil questões resolvidas, a aprovação

Foi então que surgiu o edital da Caern – Companhia de Águas de Esgotos do Rio Grande do Norte, com duas vagas para administrador. Apesar da quantidade baixa de vagas, eu me sentia preparado como nunca para concorrer em alto nível. Coloquei a faca nos dentes e resolvi dar tudo para essa prova! Nesse momento já me aproximava de 10 mil  questões resolvidas na plataforma. Quando fiz a prova, senti que muito do que foi cobrado eu já tinha visto, exatamente por ter incrementado meus resumos com as informações da base de dados das resoluções do Qconcursos. Ao sair, tinha a sensação de que havia feito uma boa prova, mas a surpresa veio mesmo com o resultado preliminar:Estava em primeiro! E com uma diferença de mais de 6 pontos para o segundo colocado! Faltavam ainda as correções da discursiva técnica e da redação, provas em que consegui manter o padrão de pontuação, mas nesse momento a vantagem para o segundo colocado já havia caído para cerca de 4 pontos. Veio então a última etapa, a prova de títulos. Restava torcer, pois eu não pontuaria. Deu certo: o resultado final confirmou a posição com uma apertada vantagem de 0,05 pontos para o segundo colocado! Estava feito. Com a missão cumprida, só restava aguardar a nomeação!

Além disso, há poucos dias recebi mais uma boa notícia: também fui aprovado para administrador da AGU!

A cereja do bolo

Acredito que a jornada do concurseiro é muito árdua. É uma rotina solitária, que exige uma batalha diária consigo mesmo, cheia de altos e baixos. Nesse processo, a resiliência é fundamental! Além disso, encontrar o método que melhor atende às suas necessidades é um ponto-chave para o sucesso. Isso pode envolver videoaulas, resumos, PDFs, estudo em grupo… Não há fórmula mágica! Pelo contrário, muitas vezes mixar todas essas possibilidades acaba ajudando bastante. Sou muito grato ao Qconcursos, pois, sem dúvidas, a plataforma tem um importante percentual de contribuição para essa aprovação. Recomendo a todos os meus amigos a resolução constante, frequente e direcionada de questões, pois é uma forma de ajustar fraquezas e consolidar aquilo que já se domina. Obrigado, Qconcursos!

Ficou inspirado com a história do Vinicius, mas não sabe por onde começar?

Conheça todos os concursos abertos e previstos no Brasil.

Assine Qconcursos.com e tenha todo o material necessário para seus estudos.

Conheça outras histórias de aprovados.

 

Comentários