Paulo não sabia ao certo qual concurso prestar, mas hoje coleciona aprovações.

Início » Aprovados » Paulo não sabia ao certo qual concurso prestar, mas hoje coleciona aprovações.
By | 2018-12-06T10:42:58+00:00 06 de dezembro de 2018|Aprovados|

aprovado-qconcursos

Olá, meu nome é Paulo Geovanny, tenho 26 anos, sou casado e tenho um filho. Atualmente, sou servidor público na Secretaria Municipal de Saúde do meu município.

O início

Sempre pensei em ser servidor público, mas não sabia qual rumo tomar. Em 2016, apesar de já ter feito outras provas (sem estudar corretamente), me dediquei ao concurso do INSS. Trabalhava na iniciativa privada e estava bastante insatisfeito com o trabalho, então decidi que estudaria de maneira correta e lograria êxito na prova. Com o apoio da minha esposa e com o pouco dinheiro que tinha, pedi as contas no meu emprego. Minha meta era me dedicar integralmente ao INSS por cerca de 5 meses, e estava convicto de que passaria. Estudava cerca de 6-8 horas por dia, inclusive finais de semana. Resultado: reprovado, apenas 88 pontos líquidos. Essa reprovação me abalou muito, pois não tinha emprego, dinheiro e vontade de estudar.

O recomeço com o Qconcursos

Por minha sorte e graça de Deus, abriu um concurso em minha cidade para a Secretaria Municipal de Saúde. Apesar de não dar atenção especial a esse certame,

conheci o Qconcursos, por indicação do meu irmão, que é concursado no 3º CRBM atualmente. A partir daí, minha evolução em provas foi visível e satisfatória pra mim, mas não suficiente.

As aprovações

Após aprender que a combinação questões e teoria eram responsáveis pelo bom desempenho, comecei a ter alguns resultados:

  • Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis/GO — 1º lugar para Agente de Saúde;
  • Câmara Municipal de Anápolis/GO — 15º classificado;
  • Conselho Regional de Biomedicina 3ª Região — 3º CRBM — 13º classificado;
  • IBGE/2017 — Recenseador — aprovado e nomeado (participei do censo).

Realizei vários outros, como Conselho Federal de Farmácia, Conselho Federal de Odontologia, ANVISA, etc. Não consegui aprovação dentro das vagas. As reprovações não cabem aqui. Apesar de não serem aprovações expressivas, elas me mostraram que o caminho é feito de questões.

Nesse caminho, uma das reprovações que mais me abalou foi justamente no 3º CRBM e no Conselho Federal de Odontologia — CFO.

No CRBM, havia certeza que tinha passado, saí da prova com um sentimento bom, mas não foi assim. Acertei bastante coisa e errei coisas óbvias que me tiraram das vagas efetivas.

No CFO, fiquei de fora por duas questões de atualidades, elas perguntavam sobre o problema de água no Brasil e no mundo. Não sei por qual motivo errei, só sei que me custou a vaga.

Em 2018, ano atual, consegui uma aprovação mais expressiva em meu ponto de vista, na EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) — 2018 / nível médio.

Nessa prova, minha base já era boa em matérias básicas como português, RLM, informática, administração geral, etc. Daí, foquei somente na legislação referente à EBSERH.

A banca foi CESPE, fiquei na 18º posição de 18 vagas efetivas. Assim como a maioria dos concurseiros, eu poderia ter ido bem melhor nessa prova. Errei gabarito, por ansiedade e questões que eu sabia a resposta. Contudo, no fim, deu certo. Fui aprovado e hoje aguardo a nomeação.

O aprendizado

Creio que o modelo que estudo seja o da maioria: realizo ciclos de estudos e priorizo as matérias com que nunca tive contato e tenho mais dificuldade. Divido o tempo em blocos de 30-40 minutos. Atualmente, estudo 4-5 horas por dia, apesar de já ter estudado 8-9, sempre realizando questões como método de fixação e revisão de conteúdo.

Agora, continuo estudando para concursos da área administrativa e, quando começar a trabalhar na EBSERH, pretendo terminar minha graduação (Direito) e brigar por concursos de nível superior — gostaria de ser Analista de Licitações e Contratos.

Se inspirou na história do Paulo mas não sabe por onde começar?

Conheça todos os concursos abertos e previstos no Brasil.

Assine Qconcursos.com e tenha todo o material necessário para seus estudos.

 

Comentários