10 dicas para dar tudo certo no dia do ENEM

Início » Dicas » 10 dicas para dar tudo certo no dia do ENEM
By | 2017-06-01T07:49:33+00:00 21 de outubro de 2015|Dicas, Notícias Concursos|

EnemO tão esperado dia da prova do Enem está prestes a chegar! Para muitos, será uma grande novidade e, neste momento, a tensão começa a bater à porta. Diante disso, o QC resolveu listar aqui um roteirinho para que tudo dê certo neste dia tão especial. E tudo começa pelo dia anterior à prova. Verifique com antecedência na Página do Participante o local de provas para o qual foi encaminhado e separe os documentos necessários.

1- Durma bem

Apesar de as provas acontecerem apenas na parte da tarde, é essencial que o candidato tenha um bom descanso na véspera. Estar descansado será fundamental para manter um bom desempenho durante as horas de prova.

2- Alimente-se adequadamente

Nem na véspera, muito menos no dia da prova, não pode enfiar o pé na jaca. Alimente-se com comidas que lhe satisfaçam, porém leves. Evite comidas pesadas, pois o encontro entre o nervosismo natural e uma comida pesada pode colocá-lo em situação de risco.

3- Conheça a rota até o local de aplicação da sua prova

Se tiver um tempinho faça o percurso até o local de aplicação da prova nesses dias que antecedem o exame. Se não tiver tempo, pelo menos, visite a rota pela internet.

4 – Saia com antecedência de casa

Para evitar surpresas desagradáveis e imprevistos no percurso saia com pelo menos duas horas de antecedência. É recomendável que o candidato chegue pelo menos com uma hora de antecedência ao local.

Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Neste ano, as provas terão início às 13h30 (horário oficial de Brasília). Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do exame.

5- Como serão as provas

Serão dois dias de provas e o Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Confira os dias das provas:

24 de outubro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 4h30

25 de outubro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para a prova: 5h30

6- Documentos que devem ser apresentados no dia

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:

– Cédula de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;

– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;

– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;

– Certificado de Dispensa de Incorporação;

– Certificado de Reservista;

– Passaporte;

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;

– Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

7- O que levar no dia

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame.  De preferência tenha uma de reserva. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

Documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital).

Cartão de confirmação da inscrição-  não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

8-  O que não pode

– Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

– Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

– Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

– Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

– Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação do exame.

– Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Esses são motivos que podem eliminá-lo do Enem.

9- Caderno de Questões e Cartão- resposta

Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 90 questões indicadas no cartão-resposta.

– O participante deve marcar no cartão-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões.

– As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não são consideradas para fins de correção.

10- Provas de redação e Língua estrangeira

REDAÇÃO

A prova discursiva será realizada no segundo dia do Enem, 25 de outubro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de duração total será de 5h30.

A redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Também no segundo dia de provas, 25 de outubro, o participante deverá responder cinco questões de língua estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.

Não é permitido trocar a opção de língua no momento da prova. A alteração foi permitida apenas durante o período de inscrição no exame.

Se o participante tiver dúvidas, deve conferir no cartão de confirmação da inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira feita no ato da inscrição.

O QC deseja a você uma excelente prova!

Por Cláudia Jones

Fonte: Inep

Comentários