O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FUVEST, UNICAMP e UNESP: conheça o perfil de cada vestibular

Os Vestibulares de São Paulo estão entre os mais concorridos do país. A cada ano, alunos de todos os cantos do Brasil participam das seleções que ocorrem no estado. Uma das particularidades desses vestibulares é que eles não utilizam ou utilizam de forma parcial a nota do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, as etapas são muito diferentes e precisam ser analisadas com mais cuidado. Assim, trago hoje as especificações dos vestibulares mais conhecidos - FUVEST, UNICAMP e UNESP.

FUVEST

FUVEST é o vestibular da Universidade de São Paulo - USP. A instituição oferece mais de 8 mil vagas em diversos cursos. Para iniciar o processo seletivo, o aluno deve escolher uma área de conhecimento (Humanas, Exatas ou Biológicas). Após escolher a área, o aluno deve escolher até 4 opções de cursos que estejam relacionados a essa área.

A seleção é composta por duas fases: a primeira fase é constituída por uma prova de múltipla escolha com 90 questões sobre as disciplinas do Ensino Médio (Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química) e ainda algumas questões que podem ser interdisciplinares, ou seja, trabalham com duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo; já a segunda fase é formada por uma prova discursiva com 10 questões de Português e 12 questões específicas, que trabalharão com as disciplinas da área de conhecimento escolhida.

Além disso, a segunda fase também possui uma prova de Redação que trabalha com temas abstratos, isto é, temas mais filosóficos e subjetivos.

Estude com questões das provas anteriores da FUVEST

Por fim, a FUVEST também exige uma lista de leituras obrigatórias. São obras que cairão na prova de Português, tanto na fase objetiva quanto na fase discursiva. Os livros escolhidos para o vestibular de 2021 são estes:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia – Graciliano Ramos
  • A Relíquia – Eça de Queirós
  • Mayombe – Pepetela
  • Campo Geral – Guimarães Rosa
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho

UNICAMP

A Universidade de Campinas - UNICAMP oferece diversas vagas, todos os anos, em diferentes cursos. Para iniciar o processo seletivo, o aluno também precisa escolher uma área de conhecimento (Humanas/Artes, Exatas/Tecnológicas ou Biológicas/Saúde).

A seleção também é formada por duas fases: a primeira fase é constituída por uma prova objetiva de conhecimentos gerais que trabalha com as disciplinas do Ensino Médio (Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química) e, assim como a FUVEST, algumas questões também podem ser interdisciplinares; já a segunda fase é constituída por provas discursivas - no primeiro dia, temos as provas de Língua Portuguesa, Literaturas e Inglês, que são obrigatórias para todos os candidatos; e, no segundo dia, há a prova específica, com questões das disciplinas que estejam de acordo com a área de conhecimento escolhida por cada candidato.

A prova de Redação apresenta duas propostas que trabalham com dois gêneros textuais distintos e o aluno deve escolher uma dessas propostas. Cartas, Manifestos e Textos para Podcasts foram alguns gêneros já trabalhados pelo vestibular.

Estude com questões de provas anteriores com foco na UNICAMP

Assim como a FUVEST, a UNICAMP também possui uma lista de leituras obrigatórias. Na seleção de 2021, a banca se preocupou em escolher obras de fácil acesso e de domínio público, por conta da pandemia de coronavírus. Os livros escolhidos foram estes:

  • Sonetos escolhidos, de Camões
  • Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s
  • O Espelho, de Machado de Assis
  • O Marinheiro, de Fernando Pessoa
  • A Falência, de Júlia Lopes  de Almeida
  • O Ateneu, de Raul Pompeia
  • Sermões, de Antonio Vieira

UNESP

A Universidade Estadual Paulista - UNESP oferece diversas vagas em diferentes cursos. O aluno também precisa escolher uma área de conhecimento (Exatas, Humanas ou Biológicas), pois será importante para a fase discursiva.

A seleção é composta por duas fases: a primeira fase é objetiva, com questões de todas as disciplinas do Ensino Médio; e a segunda fase é discursiva, constituída por questões das disciplinas do Ensino Médio e por questões das disciplinas específicas da área de conhecimento escolhida.

Além disso, há a prova de Redação que trabalha com a tipologia dissertativo-argumentativa, a mesma utilizada pelo ENEM. Os temas costumam trabalhar com assuntos filosóficos/subjetivos e a frase tema tende a ser uma pergunta. Como exemplo, temos o tema do vestibular de 2020 que foi: “O carro é o novo cigarro?”.

Estude com questões focadas no vestibular da UNESP

Diferentemente dos outros vestibulares, a UNESP não trabalha com uma lista de leituras obrigatórias. Além disso, o aluno que fizer o ENEM pode utilizar a nota para a média final da prova objetiva da UNESP. Esse tipo de seleção é nomeado como vestibular misto, ou seja, quando a instituição utiliza seu próprio processo de seleção e também o ENEM.

Agora que você sabe as particularidades de cada vestibular se torna mais fácil montar o cronograma de estudos. Então mãos à obra e bons estudos! Até a próxima!

Ouça o episódio sobre vestibulares de São Paulo no QC Cast:

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.