O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

PROMOÇÃO ILIMITADA DIGITAL - Prepare-se para a retomada dos concursos

Quero aproveitar o bonus

Concurso Público: vale a pena fazer fora do estado?

vale-a-pena-fazer-concurso-fora-do-estadoNão é de hoje que recebo dúvidas de candidatos a concurso público quanto a essa questão! Primeiramente, o candidato deve definir se possui alguma circunstância familiar que o prenda ao seu estado, como parentes idosos ou filhos pequenos.

Ainda que possua essa situação, uma mudança não inviabiliza totalmente o cuidado que deve ter com sua família e se os filhos podem ser criados em outras cidades.

Veja tudo sobre Meu primeiro Concurso Público

Muitas vezes, somos apegados ao nosso estado e ao local em que vivemos e crescemos, mas viver em outros lugares é uma excelente experiência de vida também.

Para fazer concursos em outros estados, é necessário reservar um valor para deslocamento, e estudar um pouco a banca organizadora e o estilo que cada instituição possui.

Deve-se ponderar também a possibilidade de transferência para sua cidade de origem como algo real.

O professor do QConcursos.com, Cláudio Freitas, por exemplo, passou em concurso para Juiz do Trabalho no Maranhão. Depois, um colega do Rio foi para São Paulo, o de SP foi para o Maranhão, e ele retornou ao Rio, seu estado de origem. Essa transferência entre TRT’s demorou apenas um ano. A possibilidade não existe, mas a pessoa pode preferir morar na cidade para onde foi ou pode retornar em viagens habituais marcadas com antecedência.

É sempre bom considerar que é melhor viver bem, numa cidade de menor interesse, do que viver mal, no estado que você mora. E, de todo modo, se a pessoa não se acostumar à vida em outros lugares, poderá sempre fazer um concursos futuramente para onde desejar.

O candidato deve sempre multiplicar suas chances de aprovação ao fazer prova no país inteiro. Se estudar um conjunto de matérias pertinentes a uma carreira, pode se habilitar a ser fiscal, policial, técnico judiciário em 26 estados mais o DF. São muitas oportunidades, que não devem ser negligenciadas em nome de um apego à localidade de origem.

Fernando Bentes, diretor Acadêmico do portal Qconcursos.com

Leonardo Chaves, primeiro colocado no TCE- PI dá dicas para se manter no ritmo de estudos

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.