O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

TAF: o que são shuttle run e meio sugado?

O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma das etapas mais importantes de concursos públicos que o exigem, como os da carreira policial e de Guarda Municipal. De caráter eliminatório, ele pode ser decisivo no caminho da aprovação. Dessa forma, o candidato que deseja o sucesso deve conhecer bem cada atividade e chegar preparado para a prova.

Algumas tarefas cobradas nesta etapa são conhecidas, como o teste de flexão abdominal e a corrida de 12 minutos. No entanto, duas atividades tendem a gerar muitas dúvidas nos candidatos, especialmente pelo seus nomes: shuttle run e meio sugado.

O que é o teste de shuttle run?

O teste de shuttle run, também conhecido como corrida de ir e vir, tem o objetivo de avaliar a velocidade e a agilidade do candidato. Nessa prova, o examinando terá que percorrer uma distância de aproximadamente 9,14 m entre duas linhas.

O candidato partirá de uma linha com diâmetro de 30cm. Em seguida, se deslocará até a outra linha, na distância de 9,14 m. Nessa linha de chegada haverá dois “toquinhos”. O candidato deverá pegar um deles e retornar para a linha de partida. O exercício deverá ser repetido mais uma vez.

O professor Felipe Oliver alerta para um detalhe importante nesse teste.

“Quando você chegar na linha após a distância de 9,14 m, deverá passar, pelo menos, um pé dessa linha para poder pegar o toquinho. Ao retornar, também deverá passar pelo menos um pé na linha e colocar o toquinho no chão”, explica o professor, acrescentando que o item não deve ser jogado: “isso pode eliminar o candidato”.

O shuttle run ou corrida de ir e vir requer um tênis com boa aderência. Nesse caso, Felipe Oliver indica um tênis de futebol de salão (futsal), que tem um solado mais grosso, como ideal para a prova.

Essa atividade do TAF requer bastante treino para que o candidato a realize no menor tempo possível.

O que é meio sugado?

Outro tarefa do TAF que deixa muitos candidatos confusos é o teste do meio sugado. O exercício visa avaliar o desempenho físico, a agilidade e a coordenação do examinando.

O meio sugado é composto de quatro etapas. Na primeira, o candidato deverá apoiar as duas mãos no chão, passando seus joelhos juntos entre os braços. O examinando deve tomar cuidado para não deixar o joelho do lado de fora, pois é passível de eliminação.

Na segunda etapa, o candidato precisa impulsionar suas pernas, assumindo a posição de apoio. Em seguida, na terceira etapa, ele deverá retornar à posição da primeira etapa do teste, deixando seus joelhos novamente entre os braços. Já na quarta e última etapa, o candidato assumirá a postura de pé.

“Lembrando que, no início do exercício, o candidato deverá se colocar na posição de sentido, ou seja, de pé e com os braços ao longo do corpo. Ao final das quatro etapas, ele deverá assumir novamente essa postura, computando uma repetição”, explica o professor Felipe Oliver.

Outros exercícios cobrados

Além do shuttle run e do meio sugado, é comum que as seguintes tarefas sejam cobradas nos Testes de Aptidão Física de concursos públicos e militares:

  • Corrida de 12 minutos
  • Corrida de 50 metros
  • Flexão abdominal
  • Teste da barra fixa
  • Apoio de frente sobre o solo
  • Apoio de frente sobre o banco

Leia o edital

Antes de qualquer teste e prova de concurso, o candidato deve analisar o edital de abertura. Lá, ele encontrará todas as informações sobre a prova de capacidade física, o TAF, como os exercícios cobrados e suas repetições.

Além da explicação de cada tarefa, o documento informa o número mínimo de repetições necessário para a aprovação e para evitar a reprovação. Vale lembrar que algumas tarefas são diferentes para os sexos masculino e feminino, seja no número de repetições ou na própria realização do exercício.

Independentemente do tipo de teste, é muito importante treinar. Quanto mais cedo, mais preparado o candidato estará para a prova.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.