O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Quer ser policial ou seguir outra carreira em Segurança Pública? Comece por aqui

segurança-pública

O ano de 2019 parece ser iluminado para quem busca uma vaga na área de Segurança Pública. Novas gestões estaduais iniciaram seus trabalhos com entusiasmo, trazendo promessas de aumento de efetivo e de realização de novos concursos públicos nos 26 estados e no Distrito Federal.

Para facilitar a sua aprovação listamos algumas das dúvidas mais comuns a respeito das provas, dos órgãos de segurança e do muitas vezes temido TAF, o Teste de Aptidão Física, comum ao concursos policiais e militares.

Vale lembrar que cada concurso tem edital específico. Aqui falaremos um pouco sobre algumas das dúvidas mais comuns.

Tatuagem pode? Tem altura mínima?

As duas dúvidas que aparecem com mais frequência na cabeça dos concurseiros referem-se à altura mínima e à possibilidade de o concurseiro possuir uma tatuagem. Com relação às tatuagens, em 2016 o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de decisões que proíbem tatuagem em concurso. Ainda assim, ela pode ser fator desclassificatório caso o desenho pregue racismo, violência ou represente uma facção criminal.

A liberação de tatuagens ocorreu após candidatos acionarem a justiça depois de serem desclassificados por esse quesito. Quanto à questão da altura para concursos na área de Segurança Pública, muitos ainda pedem altura mínima de 1,60 m para mulheres e 1,65 m para homens, mas esse assunto vem sendo debatido com frequência, e muitos candidatos conseguiram assegurar suas vagas após entrarem na justiça.

O que costuma cair nas provas?

Apesar de diferentes entre si, as provas de concurso para esse tipo de cargo público costumam ter alguns conteúdos em comum. Novamente, é importante lembrar de ler os editais e de conferir os nossos Guias de Estudo para as mais diversas áreas. Matérias como Português e Direito (Constitucional e Administrativo) estão presentes na maioria das provas.

 

Há vagas para pessoas com deficiência?

Por decisão do Supremo Tribunal Federal, os concursos na área de Segurança Pública costumam ter vagas reservadas aos candidatos com deficiência, que devem ser submetidos a todos os testes, avaliações e exames em igualdade de condições. Em 2018, a justiça suspendeu concursos públicos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Sul por não contarem com vagas para pessoas com deficiência.

Sobre o TAF

Todos os concursos para a área de Segurança contam com Teste de Aptidão Física, conhecido como TAF. Entre os exercícios mais comuns estão barra fixa, flexão, salto de impulsão horizontal e corrida.

Como em qualquer teste, o importante é preparar-se com antecedência e… ler o edital. Sabendo o que você precisa alcançar fica mais fácil organizar o seu preparo. Leia nossas dicas para enfrentar o TAF.

Quer saber mais e conquistar a sua vaga na Segurança Pública?

Conheça os concursos abertos e previstos.

Veja o nosso conteúdo de acordo com o cargos que deseja.

Conheça a metodologia Qconcursos.

 

 

 

 

 

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.