O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

+300.000 alunos estão intensificando seu ritmo de estudos. E você?

Conheça nossos planos

Redação CESPE: as características do texto cobrado pela banca

A Redação CESPE é uma das provas discursivas mais comentadas e temidas pelos candidatos. Esse medo está relacionado ao modelo diferente de dissertação que a banca trabalha em seus certames. Contudo, não há motivos para receios: mostro aqui as principais características do texto cobrado por essa organizadora.

Qual o grande diferencial da proposta de Redação da banca CESPE?

A proposta de redação elaborada pela banca CESPE é mais detalhada e possui tópicos que devem ser obrigatoriamente usados na dissertação. Geralmente é acompanhada por um pequeno texto motivador, a frase tema e os tópicos que devem ser discutidos no desenvolvimento.

Quais são os critérios de correção adotados pela banca?

São quatro critérios: o primeiro é nomeado como Apresentação e Estrutura do Texto - nele é avaliada a estética do texto, ou seja, se o aluno comete rasuras, se a caligrafia está legível e, na parte de estrutura, é observado se o texto segue a estrutura padrão da redação dissertativa (introdução, desenvolvimento e conclusão); o segundo critério é nomeado como Desenvolvimento do Tema - aqui é observada a qualidade dos argumentos usados (se são ideias inovadoras e que rompem com o senso comum), se os argumentos seguem o tema proposto e se os tópicos obrigatórios da proposta estão sendo desenvolvidos; o critério Número de Erros contabiliza quantos erros ou desvios da norma culta são constatados no texto; e o último critério, Número de Linhas, enumera quantas linhas foram realmente escritas (linhas completas, até o final da margem).

Há diferença na cobrança entre cargos de nível médio e superior?

A diferença está no assunto que será cobrado para o tema: geralmente cargos de nível médio trabalham com temas sobre atualidades; já os cargos de nível superior costumam trabalhar com temas relacionados aos conhecimentos específicos do edital.

Qual a diferença entre redação dissertativa e questão discursiva?

A redação dissertativa é um texto longo (geralmente é cobrado o mínimo de 20 e máximo de 30 linhas) em que o aluno deve se posicionar sobre determinado tema, utilizando informações e ideias do seu próprio repertório sociocultural. Já a questão discursiva é um texto curto (geralmente é solicitado o máximo de 15 linhas) em que o aluno deverá discutir objetivamente sobre determinado problema relacionado aos conhecimentos específicos do edital ou sobre tarefas específicas do cargo.

Qual a grande dúvida sobre a estrutura da redação CESPE?

Há professores que seguem uma determinada teoria: a estrutura da banca CESPE dispensa os parágrafos de introdução e conclusão. No entanto, não concordo com essa visão. Conheço professores que são corretores da banca e eles desmentem essa informação e ressaltam que a banca segue a estrutura padrão e tripartite: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vale ainda constatar que a banca coloca nos editais que será uma redação dissertativa. Logo, toda redação dissertativa segue a estrutura padrão que é pautada pelas diretrizes dos estudos e das teorias linguísticas.

Os textos motivadores podem ajudar de alguma forma o candidato?

Os textos motivadores servem como um guia para o candidato: é com a leitura deles que será mais fácil entender o tema que a banca está pedindo. Portanto, sempre indico que façam a leitura mais de uma vez e sublinhem os termos principais. Além disso, se o aluno não souber nada do tema, ele pode utilizar as informações dos textos através da paráfrase - que é a reescrita com suas próprias palavras. No entanto, nunca copie trechos ou frases inteiras - as cópias podem diminuir a nota ou causar a anulação da sua prova discursiva.

Por fim, a leitura é essencial para conseguir boa nota na prova discursiva da banca CESPE. Pratique a leitura de textos jornalísticos e artigos de opinião sobre diversos assuntos. Dessa forma, seu repertório sociocultural será atualizado constantemente.

Além disso, o Redação Perfeita possui cursos específicos para a Redação CESPE e para os concursos que são organizados por essa banca. Visite o site do Redação Perfeita e escolha o melhor pacote de correções de acordo com a sua rotina de estudos.

Até a próxima!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.