O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Prêmio Reclame Aqui 2021: Ajude o Qconcursos a conquistar mais esse prêmio!

Olimpíadas: 5 dicas de como acompanhar os jogos sem prejudicar os estudos

Os Jogos Olímpicos de 2021 começam oficialmente na sexta-feira, 23 de julho de 2021, e serão sediados em Tóquio, que está 12 horas à frente do horário de Brasília. Isso significa que a maior parte das competições vai ser transmitida durante a noite, madrugada ou manhã. Para quem é concurseiro e fã dos jogos, surge a dúvida: como conciliar o estudo para concurso público e as Olimpíadas?

Separamos aqui 5 dicas que podem ajudar:

Conheça seu ritmo circadiano

Quais são seus horários mais produtivos? Você gosta mais de estudar pela manhã, tarde ou noite? Se você tem mais facilidade de se concentrar pela manhã, reserve esse período para priorizar os estudos, e acompanhe os jogos à noite. Como assistir à televisão é uma atividade passiva (ou seja, não exige muito esforço e nem concentração), você pode aproveitar os seus horários menos produtivos para isso.

Anote o dia e horário dos jogos que você gostaria de acompanhar

Planejamento é tudo. Anote os dias e horários das competições que você realmente gostaria de acompanhar e avalie o que é viável. Pondere se perder uma noite de sono vale mesmo a pena, e dê preferência aos jogos que vão ocorrer em horários que não interfiram tanto na sua rotina e nem no seu sono.

E por falar nisso...

Não lute contra o sono

O sono impacta diretamente no nosso humor. A Universidade de Oxford conduziu um estudo onde os participantes deveriam reduzir o tempo de sono para 4 horas por dia, durante três dias. Ao final do experimento, eles relataram um aumento na ansiedade, na depressão e no estresse.

Compensar o sono perdido tirando cochilos durante o dia também não é uma boa ideia, já que isso pode desregular seu ritmo circadiano e até se transformar em um hábito indesejado. Ao invés de virar a noite, é possível assistir aos replays em horários alternativos! Planeje-se para isso também.

Crie um sistema de recompensas

Se você gosta de acompanhar os jogos olímpicos, por que não fazer disso uma motivação extra para os seus estudos? Estipule uma meta diária de horas de estudo ou de questões a serem resolvidas e combine consigo mesmo que, caso você a cumpra, sua recompensa será relaxar assistindo à alguma competição daquele dia.

Equilíbrio é tudo

Recarregar as baterias é importante. Por isso, se você é fã das Olimpíadas, planeje-se para manter um bom ritmo de estudos, cumprir suas metas e curtir os jogos sem culpa! É possível ter um tempo saudável de descanso e ainda assim priorizar seus objetivos de vida. O tempo de lazer nunca é um tempo perdido. São essas pausas que nos permitem descansar e voltar com foco total!

E aí, partiu torcer para o Brasil?


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.