O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Enem 2020: em rede social, MEC dá dicas sobre o tema da redação

Atenção, estudantes! Faltando poucas semanas para a realização do Enem 2020, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltaram algumas pistas sobre o tema da redação deste ano, em uma publicação nas redes sociais.

Na terça-feira, 5 de janeiro, o órgão tirou dúvidas dos estudantes sobre as provas por meio de uma caixa de perguntas na sua conta do Instagram. Uma das questões era sobre o tema da redação do Enem 2020. A resposta foi a seguinte:

“Vocês pediram spoiler sobre a redação do Enem. Spoiler, eu não posso dar, mas segue uma dicazinha para vocês”.

Em seguida, o Ministério da Educação publicou uma imagem que destacava o investimento na formação de professores feito pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A repercussão, como era esperada, foi grande. Seria uma indicação sobre o que virá na prova de redação deste ano?

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o MEC dá dicas sobre essa etapa, uma das mais importantes do exame.  Em dezembro de 2020, o órgão fez um post sobre o Curso de Alfabetização Baseada na Ciência (Curso ABC), oferecido pela Capes. Após as publicações, os alunos consideram que a alfabetização será o assunto da vez.

Redação perfeita: quer tirar a nota máxima? Envie a sua redação

Consultada sobre o caso, a professora do Qconcursos Ana Carolina Machado afirmou ter achado interessante a dica do Ministério.

"Estamos em uma época difícil, com pandemia e grandes incertezas, e a maioria dos estudantes não conseguiu focar nos estudos ou nem tinha os recursos necessários para prosseguir. Então acredito que essa dica será de grande ajuda para os participantes", disse.

Em 2019, o Ministério publicou o anúncio da parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que visa a adaptação das salas de cinema a pessoas com deficiência. Coincidentemente, ou não, a redação do Enem trouxe a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” como tema, poucos dias após a publicação.

Enem 2020: professora indica possíveis temas da redação

Panorama do Enem 2020

Após o adiamento provocado pela pandemia da Covid-19, as provas do Enem 2020 serão aplicadas nas seguintes datas:

  • Enem impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021
  • Enem digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
  • Resultados: a partir de 29 de março de 2021

Seguindo o padrão adotado por outros processos seletivos, as provas do Enem também terão medidas de prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e a reserva de uma sala especial para pessoas do grupo de risco. Além disso, os candidatos que forem diagnosticados com a doença poderão remarcar a data da avaliação.

Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para o Enem 2020. Desse total, 5.687.271 correspondem a inscritos na versão impressa do exame, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer a versão digital.


QC Cast

Ouça o episódio sobre os possíveis temas da redação do Enem:

E nas demais plataformas de podcast:


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.