O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Vote QC na final do Prêmio iBest!

Vote aqui

Recursos pedagógicos e suas funções: conhecendo os editais esquematizados, as tabelas de estudos e os guias de estudos do Qconcursos

A decisão de prestar concursos públicos requer o estabelecimento de alguns hábitos novos na rotina dos concurseiros que estão dispostos a tomá-la. Dentre eles, podemos citar a necessidade de um bom planejamento de estudos. Iremos abordar neste texto como nós, do Qconcursos, podemos auxiliar nesse planejamento!

Em nossas vidas pessoais, a todo momento estamos traçando planos, metas e objetivos para alcançar nossos sonhos e sabemos que se faz necessário que tenhamos um planejamento sobre o que queremos, como queremos e como iremos proceder para conseguir alcançá-los. No âmbito profissional, isso não é diferente, principalmente quando dispomos a nos dedicar para realizar alguma prova de um concurso e cargos específicos.

Inicialmente, após essa decisão, é preciso se contextualizar e buscar algumas informações básicas, como: conhecer o órgão específico responsável pelo concurso que você gostaria de realizar; pesquisar sobre editais anteriores e a linguagem utilizada em cada um; ler sobre as exigências dos cargos ofertados e escolher qual cargo você gostaria de ser aprovado no futuro; pesquisar sobre o padrão de perguntas e respostas cobradas pela banca organizadora do concurso e; por fim, compreender e estudar a disposição dos conteúdos programáticos cobrados nesses editais para posteriormente partir para a prática da resolução de questões. Especialmente nesse último item é onde ocorrem as maiores dificuldades, já que muitos desconhecem a necessidade de um bom planejamento de estudos como instrumento para conseguir um domínio dos conteúdos programáticos cobrados nos editais.

Nesse sentido, pensando sempre em como podemos proporcionar a melhor experiência de ensino e aprendizagem para os nossos usuários, a equipe pedagógica do Qconcursos prepara uma série de recursos pedagógicos que podem ser utilizados como auxílio durante essa preparação. Hoje, então, vamos conhecer um pouco mais sobre os editais esquematizados, as tabelas de estudos e os guias de estudos do nosso site.

O edital esquematizado e a visualização do conteúdo programático

O edital esquematizado é um recurso pedagógico oferecido pela área acadêmica do Qconcursos para que você inicie o seu planejamento de estudos. A elaboração é feita para alguns concursos específicos mais buscados pelos nossos alunos e é divulgada no QC Notícias. Através desse recurso, você conseguirá identificar quais foram os conteúdos cobrados pelo edital do concurso escolhido, por meio de um método sistematizado e claro.

A estrutura desse recurso é feita por cargos que seguem exatamente todos os conteúdos programáticos selecionados pelo edital de forma específica para cada um. Para cada edital esquematizado, dispomos as disciplinas separadamente, havendo somente uma divisão entre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Dessa forma, propomos aos usuários uma estrutura organizada em que todos os assuntos indicados no edital devem ser estudados para a realização dessa prova.

Clique aqui para baixar um exemplo de edital esquematizado.

O intuito desse recurso é possibilitar aos alunos do Qconcursos duas características que consideramos necessárias durante o seu processo de preparação de estudos: liberdade e praticidade. Isso é possível porque, além de toda essa estrutura montada por nós, dispomos de dois espaços onde o próprio aluno pode inserir informações consideradas importantes para ele e sobre o seu próprio desempenho. É possível, por exemplo, anotar a quantidade de aulas assistidas sobre um determinado assunto, indicar uma aula que apresentou dificuldades em assimilar o conteúdo, sinalizar em qual aula finalizou os estudos naquele dia, além de poder também registrar informações sobre o seu desempenho prático de resoluções de questões, entre outras.

Portanto, utilizar os editais esquematizados para iniciar seus estudos é realmente um diferencial para quem possui o objetivo de obter sucesso em seu planejamento de estudos. Esse é o passo inicial para quem iniciou esse objetivo recentemente e nós nos atentamos a todas essas necessidades expostas anteriormente, já que a proposta desse recurso pedagógico realmente visa ao aluno uma praticidade na organização dos conteúdos cobrados pelos editais, a facilidade de encontrá-los e a liberdade de ter autonomia em seus próprios registros de desempenho.

A tabela de estudos e a organização do tempo

A tabela de estudos é um outro recurso pedagógico proporcionado pela área acadêmica do site Qconcursos e possui como objetivo oferecer um plano de estudos para os nossos usuários. Assim como o recurso anterior, ela também é elaborada para concursos específicos e divulgada em nosso blog. Através dela, nós identificamos todas as disciplinas cobradas para um determinado cargo de um concurso específico e fazemos esse planejamento, organizando e dividindo o tempo disponível para cada uma delas durante essa preparação.

A estrutura desse recurso é feita com base no tempo disponível de cada concurseiro, já que consideramos a otimização desse tempo essencial no objetivo de um planejamento de estudos. Portanto, oferecemos duas propostas de tabelas: para quem tem maior disponibilidade (não trabalha e pode se dedicar em tempo integral) e para quem tem menor disponibilidade (trabalha durante a semana e só pode estudar nos finais de semana e nos intervalos de tempo livre).

Para os alunos que possuem maior disponibilidade, a tabela é feita organizando e dividindo o tempo de estudo entre teoria e prática ao longo de toda a semana. Essa organização do tempo irá depender da quantidade de disciplinas exigidas no conteúdo programático do cargo específico para o qual a tabela foi elaborada, sendo essencial o revezamento entre teoria e prática no mesmo dia. Já aos finais de semana, é recomendado que o aluno faça a revisão de toda a teoria estudada e volte para a prática das questões feitas e que não obteve sucesso na resolução ao longo da semana.

Já para os alunos que possuem uma menor disponibilidade, a tabela é feita organizando e dividindo o seu tempo livre para se obter um melhor aproveitamento, já que ele é bem reduzido. Por esse motivo, é recomendado que seja feito o estudo da teoria aos finais de semana, sendo a organização do tempo feita também de acordo com a quantidade de disciplinas exigidas no conteúdo programático do cargo escolhido. Ao longo da semana, durante os intervalos livres de sua rotina, recomendamos que os alunos utilizem esse tempo para a prática da resolução de questões.

É importante também que haja um momento destinado ao descanso e isso é discriminado na tabela de estudos. Após esse intervalo, é possível retornar ao ritmo proposto na tabela e manter o bom rendimento necessário para a preparação.

A distribuição das disciplinas na tabela de estudos é feita através de três diferentes propostas: por área de conhecimento, por disciplinas próximas e pela divisão de matérias. As disciplinas distribuídas pela proposta de área de conhecimento são as jurídicas, administrativas e de ciências exatas que devem ser estudadas em sequência já que possuem princípios e bases comuns e isso facilita o processo de assimilação de conteúdo.

Exemplo de uma tabela de estudos para quem está se preparando para o concurso da PCDF Escrivão
Exemplo de uma tabela de estudos para quem está se preparando para o concurso da PCDF Escrivão

Já a proposta de distribuição de disciplinas próximas é justamente distribuir as disciplinas que possuem um conhecimento similar onde o entendimento de uma, facilita a compreensão da outra. Por fim, a proposta de distribuição de disciplinas pela divisão de matérias é feita através da valorização das disciplinas mais importantes exigidas para aquele cargo específico, seja por possuírem um peso maior ou por ser cobrado um número maior de questões.

O intuito desse recurso é proporcionar uma organização do tempo de estudo para que não seja muito curto e que não acabe atingindo o objetivo de absorção dos conteúdos e nem muito longo, causando fadiga durante o processo de preparação para a realização da prova desejada. Consideramos na tabela um tempo ideal para aprender a teoria de cada disciplina sem se cansar, seguido de um tempo satisfatório para aplicar a teoria aprendida com a prática da resolução de questões, sendo possível então obter um estudo qualitativo em sua rotina de estudos.

Portanto, utilizar as tabelas de estudos como aliadas ao planejamento para obter uma otimização e melhor aproveitamento do tempo disponível durante a sua preparação é uma forma eficaz para alcançar o seu objetivo de ser aprovado. Dessa forma, é possível estabelecer metas para cumprir as obrigações de conseguir estudar os conteúdos necessários cobrados pelos editais conforme a sua disponibilidade, organizando seu tempo de forma proveitosa e eficiente, além de bastante flexível no quesito de ser possível fazer as devidas adaptações e correções ao longo do processo quando houver necessidade.

O guia de estudos e a aquisição de conhecimento através do Qconcursos

O guia de estudos é também um recurso pedagógico proposto pela área acadêmica do Qconcursos para facilitar e auxiliar a preparação do assinante para algum concurso e cargos específicos. Você pode encontrá-lo em nosso site através da nossa landing page específica para ele. Como o próprio nome do recurso já diz, o seu objetivo é proporcionar aos alunos um guia para os seus estudos que otimize o tempo e, ao mesmo tempo, organize e facilite o seu preparo, já que os assuntos cobrados pelos editais são detalhados e disponibilizados de forma simples.

É importante esclarecer que a produção de guias de estudos não é feita somente para concursos com editais publicados. Produzimos também materiais para os concursos que possuem status Previsto ou Autorizado. Para esses casos, como os concursos ainda não possuem editais publicados, esses guias são feitos com base no último edital publicado para o cargo escolhido. Assim que o novo edital é divulgado, nós retiramos o guia que possui o conteúdo desatualizado do site para poder atualizar todo o conteúdo com base nesse novo edital.

A estrutura desse recurso é feita de forma resumida, em teoria e prática. Nós fazemos uma avaliação pedagógica de todo o conteúdo programático cobrado no edital para determinado cargo em que temos uma estrutura de disciplinas e, dentro de cada disciplina, detalhamos todos os assuntos cobrados e fazemos o apontamento daquele conteúdo dentro do site Qconcursos. Ou seja, trata-se de um DE x PARA do conteúdo programático cobrado pelo edital versus o conteúdo disponível do site. Sendo assim, o guia é estruturado em uma sequência de videoaulas e questões.

Uma informação relevante quanto à prática da resolução de questões é que, quando o edital é publicado, priorizamos realizar a seleção de questões da banca organizadora. Assim, o aluno pode se acostumar ao padrão de perguntas e respostas da organizadora do concurso. Portanto, procuramos selecionar a maior quantidade possível de questões para que o aluno possa treinar e se aperfeiçoar, de acordo com o aproveitamento que tiver naquele assunto específico. Se errar muito, deve estudar mais a teoria e praticar mais por questões. Se acertar quase tudo, já pode estudar o próximo assunto da sequência do guia de estudos.

A elaboração dos guias de estudos é feita por professores especializados nas diversas áreas acadêmicas e que possuem conhecimento não só sobre os conteúdos específicos e respectivos sobre suas áreas de formação cobrados pelo edital, mas, principalmente, sobre a estrutura e organização de nossos índices e assuntos disponíveis no site. Assim, os especialistas fazem o apontamento das aulas e, em seguida, os guias são avaliados e revisados pela pedagoga responsável, para só então serem inseridos os filtros de questões que também consideramos essenciais para a aprovação.

Portanto, os guias de estudos auxiliam os alunos que encontram dificuldades não só em compreender e esmiuçar o edital desejado, mas são principalmente o recurso pedagógico ideal para quem deseja encontrar um meio eficiente de aquisição de conhecimento em seu objetivo. Ao propormos um apontamento do conteúdo cobrado pela banca com o nosso conteúdo disponível no site, facilitamos o caminho e otimizamos o seu tempo de busca por esses conteúdos, o que é extremamente importante para quem se propõe a estudar para um concurso público. Aliar o estudo da teoria com nossas videoaulas e a realização da prática através da resolução de questões é, sem dúvidas, uma maneira eficaz de preparação e potencialização para que ele consiga alcançar a tão sonhada aprovação.

Confira alguns exemplos de guias de estudos do QC:

Sabemos que tomar essa decisão de prestar concursos públicos requer muito esforço e preparação daqueles que se propõem a ter esse objetivo. Por esse motivo, nós do Qconcursos preparamos e disponibilizamos todos esses recursos para lhe auxiliar durante essa jornada. Agora, após conhecermos um pouco mais e detalharmos alguns dos nossos recursos pedagógicos disponíveis, você concorda que esse sonho não parece mais tão distante? Temos certeza que será bem mais fácil se organizar e iniciar os seus estudos rumo à aprovação!

*Com a colaboração do diretor acadêmico do Qconcursos, Fernando Bentes


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.