O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Intensifique seu ritmo de estudos e fique à frente dos concorrentes!

Conheça nossos planos

Carnaval: estudar para concurso ou cair na folia?

Todo ano é assim: editais de concursos públicos sendo lançados, inscrições acontecendo, plano de estudos definidos… E, de repente, o Carnaval chega para bagunçar esse planejamento. Mas será que vale a pena largar tudo para o alto e cair na folia?

Para a psicóloga Renata Xisto, a difícil escolha está relacionada a uma questão comportamental. O descanso é sim muito importante nesse processo de preparação, mas quando atrelado ao carnaval, podem surgir fatores, como a bebida, que prejudiquem a rotina de estudos.

“A gente precisa seguir uma regra de estudos. Fazer uma caminhada ou dar um pulo na piscina durante 30 minutos ou uma hora no intervalo não tem problema. Mas se sair com amigos para a folia, ele provavelmente não vai conseguir cumprir esse horário pré-estabelecido”, aconselha.

A psicóloga afirma que é essencial manter a programação feita no início dos estudos, mas dá algumas dicas para relaxar:

“Uma boa saída para o carnaval é aumentar um pouco o momento do descanso e, consequentemente, também as horas de estudo. Com isso, o folião concurseiro vai ter mais tempo de fazer esse equilíbrio, sem ficar com muita ansiedade”, diz.

Aproveitar o momento

Como as horas do concurseiro são preciosas como uma joia rara, aproveitar épocas de recesso, incluindo o carnaval, pode ser oportuno para resgatar a programação de estudos.

No caso de alguém que divide sua rotina entre preparação para provas e trabalho, o período é ainda mais importante, já que terá mais tempo para ler o material que está pendente ou fazer questões para treinar para as provas.

“O concurseiro deve lembrar do órgão e cargo que almeja e perceber que desperdiçar o tempo de estudo pode tirar menos uma chance de aprovação”, afirma Renata.

A psicóloga alerta que o conselho vale para todos os tipos de concurseiros, não só para aqueles que estão com prova marcada. Quando se trata de concurso de grande porte, a preparação deve começar o quanto antes, mesmo que ainda esteja previsto, como é o caso da possível seleção para a Receita Federal.

Um conselho: carnaval tem todo ano. Ao manter o foco, você pode aproveitar os próximos sem preocupação e com o status de aprovado.

“A continuidade e a perseverança é que vão fazer a gente alcançar os objetivos”, encerra Renata.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.