O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Prêmio Reclame Aqui 2021: Ajude o Qconcursos a conquistar mais esse prêmio!

Concursos Marinha: veja a características das provas discursivas

A Marinha do Brasil promove, todos os anos, concursos para diversas áreas e atuações. Uma das etapas obrigatórias dos certames é a prova discursiva, que possui regras e modelos específicos.

A seguir, você encontrará as características das principais seleções:

Colégio Naval

A prova discursiva para o ingresso no Colégio Naval é composta por uma redação dissertativa que versará sobre algum assunto considerado importante para a Administração Naval. Além disso, a redação deve ter um mínimo de 20 e máximo de 30 linhas.

Uma das particularidades dessa redação é que, para a banca organizadora, título e tema possuem o mesmo conceito. Assim, o título da redação deve ser a cópia da frase temática proposta pela banca. O candidato pode conseguir até 180 pontos nessa fase. Temas como a utilização das redes sociais, liberdade e responsabilidade e terrorismo já foram abordados nas provas anteriores.

Escola Naval

A redação para ingresso na Escola Naval também é constituída por um texto dissertativo, com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas. Para esse concurso, título e tema também possuem o mesmo conceito. Portanto, o candidato deve estar atento à cópia da frase temática no espaço nomeado como “título”.

A nota máxima também é de 180 pontos. Assuntos como as oportunidades da carreira naval, mudanças tecnológicas e inteligência artificial já foram trabalhados nas provas anteriores.

Quadro Complementar

A prova discursiva para o concurso Quadro Complementar também é composta por uma dissertação, com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas. Para esse certame, título e tema também possuem o mesmo conceito. Outra particularidade dessa prova é que não é permitida a escrita do texto com letra de imprensa. É permitido apenas a escrita com letra cursiva.

A nota máxima dessa fase é de 150 pontos. Assuntos como os mares e suas riquezas, o uso sustentável dos oceanos e a importância das forças armadas já foram trabalhados em provas anteriores.

Quadro Técnico

A prova de redação do Quadro Técnico também é composta por um texto dissertativo, com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas. Também para essa seleção, título e tema possuem o mesmo conceito e o candidato deve copiar a frase temática no espaço nomeado como “título”.

A nota máxima é de 150 pontos. Assuntos como a importância dos exames para o bem-estar, a Marinha e a soberania do Brasil e o militar e seus deveres constitucionais já foram trabalhados em provas anteriores.

EFOMM

A prova de redação para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) também é constituída por um texto dissertativo, com mínimo de 20 e máximo de 30 linhas. A nota máxima nessa fase é de 100 pontos. Uma particularidade desse concurso é que os temas são baseados nos textos motivadores da prova de Português.

Assuntos como a capacidade de resiliência no ser humano, a importância das memórias afetivas e a educação e o pragmatismo da tecnologia já foram trabalhados nas provas anteriores.

Como estudar?

O preparo para a prova de redação necessita de duas partes fundamentais no cronograma de estudos: a leitura e a prática da escrita. Os concursos da Marinha trabalham com temas sobre Atualidades e Administração Naval. Portanto, é muito importante entender o que está acontecendo no país e também conhecer as particularidades sobre o papel e as funções da Marinha no Brasil.

Além disso, é importante também praticar com a escrita de, no mínimo, uma redação por semana. Estude com os temas anteriores do seu exame e também tente escrever com temas inéditos.

Para os candidatos da EFOMM é muito importante também treinar a interpretação de texto, pois as propostas temáticas desse exame trabalham com temas subjetivos e baseados em textos literários. Dessa forma, estude com os temas anteriores e compare seus argumentos com o padrão de resposta.

Bons estudos e até a próxima!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.