O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Concurso Banco do Brasil: confira as características da prova de Português

No dia 26 de setembro de 2021 será aplicada mais uma prova para o cargo de Escriturário do Banco do Brasil. O concurso será organizado pela banca Fundação CESGRANRIO — que é a organizadora desse certame há várias edições. Neste artigo, você encontrará as principais informações sobre a prova de Português e as características dessa disciplina nas 3 últimas provas para o cargo.

Sobre o edital de 2021

O edital da edição de 2021 do concurso do Banco do Brasil menciona que a prova será constituída por 10 questões de Português — cada uma valerá 1,5 ponto, totalizando 15,0 pontos.

Ainda, o certame enumera quais assuntos serão trabalhados: compreensão de textos, ortografia, classe e emprego de palavras, crase, sintaxe da oração e do período, pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal e colocação pronominal.

Ao analisar as últimas provas, podemos perceber um padrão que a banca assume ao privilegiar os assuntos gramaticais. Além disso, todos os assuntos citados no edital são trabalhados de alguma forma nas questões, seja um assunto por questão ou dois ou mais assuntos por questão (principalmente os que possuem abordagem gramatical).

🎯 Guia de estudos: o que estudar para o cargo de Escriturário

Sobre a prova de 2018

A prova de 2018 foi constituída por apenas 5 questões de Português. O edital desse ano dividiu a quantidade de 10 questões entre Português e Língua Inglesa. Por causa desse quantitativo, a prova de Português não trabalhou com questões de interpretação de texto.

As 5 questões trabalharam com os seguintes assuntos: concordância verbal, regência verbal, colocação pronominal, crase e pontuação.

Resolva a prova do concurso Banco do Brasil 2018

Sobre a prova de 2015

A prova de 2015 retomou a quantidade padrão de 10 questões de Português. Nessa edição, há a inclusão de questões sobre interpretação de texto. O texto base da prova abordava o assunto da bitcoin.

As 10 questões trabalharam com os seguintes assuntos: interpretação de texto, crase, referenciação de pronomes, regência verbal, concordância nominal, concordância verbal, significado das conjunções e colocação pronominal.

Resolva a prova do concurso Banco do Brasil 2015

Sobre a prova de 2014

A prova de 2014 também trabalhou com a quantidade padrão de 10 questões de Português. As duas primeiras questões eram de interpretação textual e o texto base abordava assunto sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

As 10 questões trabalharam com os seguintes assuntos: interpretação de texto, colocação pronominal, reescrita de texto, classes de palavras, tempo verbal, pontuação, crase, concordância verbal e ortografia.

Resolva a prova do concurso Banco do Brasil 2014

Nível de dificuldade

Em comparação com outras bancas — como CESPE e FGV — a prova de Português da Fundação CESGRANRIO possui nível de dificuldade mais baixo. As questões não abrem margem para a retificação de gabarito.

Além disso, os enunciados são mais simples e objetivos. Por fim, a banca não trabalha com questões que envolvam assuntos polêmicos e discutíveis quanto ao nível gramatical — como usar a abordagem de diferentes gramáticos, por exemplo.

Como estudar?

O candidato possui certa vantagem ao estudar para essa prova, pois a banca não foi alterada nos últimos concursos. Portanto, é importante estudar por meio de questões das provas anteriores do concurso Banco do Brasil e também por meio de questões das provas anteriores de outros certames aplicados pela Fundação CESGRANRIO — como as provas para o Banco da Amazônia, Transpetro e Liquigás.

Além disso, a teoria e a revisão também são etapas importantes para esse estudo. Assista às videoaulas dos assuntos que você não possui facilidade de entendimento e reserve um dia ou tempo de estudo apenas para revisar - a revisão por meio das questões que você errou é um bom método para essa etapa.

Bons estudos e até a próxima!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.