O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Como se inscrever em concurso público

Estudar para concurso público exige meses de preparação, e quem deseja conquistar a vaga dos sonhos precisa se planejar. Além da prova, o planejamento inclui conhecer os trâmites do certame e o edital. Geralmente, assim que publicado, o concurseiro tem um período até a abertura das inscrições e a chegada da avaliação, onde acredita ser o início da seleção. Mas o que muitos não sabem é que a primeira fase do processo começa logo na inscrição.

O que você encontrará neste artigo:

Como assim a primeira fase do concurso é a inscrição? Vejamos. Estudantes passam meses se preparando para uma prova e quando chega o período de inscrições não sabem como se candidatar, enviam a documentação errada, não seguem os passos como especificado no edital e acabam tendo a sua inscrição indeferida. Logo, muitos já são desclassificados, e a concorrência diminui. Então, estar atento é essencial.

Leia mais: o que é e como funcionam os concursos públicos?

Para que você não tenha esse descuido e despreparo, vamos te ensinar o passo a passo para realizar a inscrição em um concurso público. Mas, antes de tudo, iremos explicar o norteador do certame: o edital. Afinal, o período de inscrições só inicia quando o documento é publicado.

O edital é o documento oficial do concurso público, divulgado pela banca organizadora do certame ou pelo órgão que será responsável pela produção e aplicação das provas. Nele constam todas as informações necessárias para que o candidato possa participar do processo de seleção.

O edital contém prazos de inscrição, detalhes sobre o certame, como serão as etapas do concurso, a data da prova, o conteúdo que será cobrado nas avaliações, o cronograma completo e outras informações que devem ser lidas com bastante atenção.

Por isso, é importante acompanhar as diversas etapas que antecedem a publicação do documento, pois em algumas delas, são informadas a data de publicação dos editais. A regra para todo concurseiro é: atente-se ao edital. Assim que publicado, leia-o com muito cuidado.

Leia mais: Como funcionam as etapas de um concurso público

Sabendo disso, vamos explicar o que você deve fazer em cada momento da inscrição.

Onde devo me inscrever

A maioria das inscrições são feitas via internet, por meio de um endereço eletrônico disponibilizado no edital, que direciona para o site da banca organizadora ou do órgão responsável por essa etapa.

Alguns concursos, mas não muitos, estabelecem a opção do candidato se inscrever tanto de forma on-line quanto em local físico. Há também certames em que as inscrições são feitas apenas no local determinado no edital, mas poucas instituições aceitam cadastros dessa forma. Mais uma característica que reforça a atenção ao edital!

Como se inscrever on-line

O edital especifica todo esse processo, que deve ser feito da seguinte maneira:

  1. Acesse o endereço eletrônico disponibilizado no documento, se não for direcionado para a página do concurso, será para o site da banca.
  2. Se for encaminhado para a página inicial, clique em "concursos" e aparecerá todos os concursos que estão abertos, em andamento e encerrados.
  3. Selecione os concursos com "inscrições abertas", depois o concurso que deseja e clique no botão “fazer a inscrição”.
  4. Abrirá uma página solicitando seus dados como CPF e senha para efetuar login no site, caso não tenha feito, cadastre-se e faça o login para retomar o processo de inscrição.
  5. Leia os termos do edital e confirme que concorda com o que está escrito.
  6. Preencha o formulário com todas as suas informações pessoais, com atenção para que não haja erro.
  7. Após preencher todas as informações, escolher o cargo, o local de prova, e o tipo de vaga que deseja concorrer, confirme sua inscrição e imprima o boleto bancário, caso precise pagar uma taxa de inscrição.

Lembrando que se o concurso tiver taxa de inscrição e o candidato não preencher os requisitos para ser isento, o cadastro só será efetivado e considerado mediante ao pagamento do boleto bancário em local reconhecido e aceito pelo certame.

Todo o processo é intuitivo e bem fácil, mas por desconhecimento, erros e perda do prazo, muitos concurseiros já são eliminados na inscrição. E assim, precisam aguardar até o próximo concurso para poder ter a chance de conquistar a vaga que deseja.

Leia mais: como passar em concurso público

Apesar de ser fácil, vamos exemplificar a inscrição por meio do concurso Depen 2021, sob organização da banca Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), para que fique ainda mais claro.

Taxa de inscrição

A maioria dos concursos cobra taxa de participação, que varia de acordo com o nível de escolaridade e o órgão. Os valores das taxas são definidos de forma crescente, sendo as menores, para níveis de escolaridade iniciais, como nível fundamental, por exemplo.

Porém nem todos os candidatos precisam pagar as taxas. Aqueles que preencherem os requisitos que constam no edital poderão solicitar a isenção do valor total ou parcial.

Geralmente, se enquadram no perfil:

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal nº 6.135/2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135/2007;
  • doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • doadores de sangue.

No edital constam todas as especificações necessárias para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Leia com atenção, pois o prazo costuma ser bem curto e inicia-se assim que abrem as inscrições.

Exemplo de inscrição em concurso público

Para exemplificar o processo, iremos fazer o passo a passo da inscrição do concurso Depen (Departamento Penitenciário Nacional) de abril de 2021, sob organização da banca IDIB.

Segue abaixo os passos que deveriam ser realizados pelo candidato para se inscrever no concurso DEPEN 2021 para temporários:

  • Acessar o site da banca organizadora através de endereço eletrônico disponibilizado no edital: https://idib.org.br/
  • Localizar e clicar no concurso;
  • Clicar no botão “inscrição-online”;
  • Realizar login no site, onde deverá digitar seu número de CPF e outros dados e clicar em "AVANÇAR". Caso não tenha cadastro, será necessário realizá-lo.
  • Após logado, o candidato é direcionado para a área do candidato e deverá, novamente, localizar e clicar no concurso e clicar no botão “inscrição-online”, só que nessa página;
  • Verificar se os dados estão corretos (ATENÇÃO) e clicar em “SIM”;
  • Declarar que leu e que concorda com os termos do edital;
  • Preencher o formulário de inscrição corretamente, selecionar o cargo que deseja concorrer e o local de prova;
  • Selecionar se irá concorrer como candidato negro ou se tem deficiência. Caso necessite de atendimento especial, indique o correto;
  • Verificar todas as informações para que não haja erro;
  • Seguir as orientações da página e caso solicite upload dos documentos, realizá-los;
  • Confirmar a inscrição, clicando no "AVANÇAR";
  • Acessar "MINHAS INSCRIÇÕES" na área do candidato, clicar na opção "boleto bancário" e, em seguida, clicar em "imprimir boleto". Caso seja isento, essa etapa não se aplica.

Os passos listados acima são os específicos da banca IDIB, mas os procedimentos são similares aos de outras bancas e são bem intuitivos. Seguindo todas as orientações do edital e as presentes no próprio site da organizadora, a primeira fase já foi conquistada. Então, cuidado para não perder os prazos!


Bons estudos e foco para conquistar a vaga dos seus sonhos!

Estude com o QC Conheça os benefícios dos nossos planos

Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.