O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Como organizar materiais de estudo para concurso? Top 6 dicas

Muitas vezes um candidato decide que fará um concurso e sai pesquisando e pedindo material de estudo para todo mundo sem critério. Isso é um erro e as chances de insucesso são altas. Se identificou com essa prática, mas não quer que isso aconteça com você? Calma! Estamos aqui para te ajudar! Neste texto, vamos te mostrar como organizar materiais de estudo para concurso de forma prática!

Acha que é exagero? Pois é melhor pensar duas vezes! Isso porque quando falta organização e critério, as chances de conseguir materiais desatualizados, de baixa qualidade ou não ser algo que conste no edital são grandes. O resultado disso? Esforço e tempo desperdiçados!

Seu tempo é precioso, não é verdade? Então, para aproveitá-lo da melhor forma, é essencial saber como organizar materiais de estudo para concurso, que é o que você verá agora!

Qual a importância de organizar os materiais de estudo?

Antes de aprender como organizar os materiais de estudo para concurso, é preciso primeiro entender por que isso é importante. Essa prática é essencial porque a organização impacta diretamente nos seus resultados.

No geral, o intervalo entre a divulgação de um edital de concurso e a prova varia entre 60 e 90 dias. Ou seja, o tempo é valioso, não dá para perdê-lo estudando materiais defasados ou que não cairão na prova.

Se você for daqueles que espera o edital sair primeiro para depois começar a estudar, o tempo precisa ser ainda mais otimizado. Por isso, saber como organizar os materiais de estudo é fundamental para melhorar a qualidade do seu estudo.

Mas você pode estar pensando: “Ah, mas 60 ou 90 dias é muito tempo para estudar”. No entanto é sempre bom lembrar que alguns concursos chegam a cobrar até 20 disciplinas no mesmo edital. Isto é: o tempo pode ser menor do que imagina.

Fique tranquilo ! Separamos algumas boas dicas para você saber como organizar os materiais de estudo para concurso e se dar bem nas provas, veja a seguir.

Como organizar materiais de estudo para concurso? 6 dicas essenciais

Para que seu tempo de estudo seja  realmente produtivo, separamos seis dicas de como organizar materiais de estudo para concurso para que você aumente suas chances de aprovação. Veja a seguir:

1. Busque as provas anteriores

2. Defina os materiais de apoio

3. Estude bem o edital

4. Garimpe os materiais de estudo

5. Organize e separe os materiais

6. Prepare bem o seu local de estudos

1. Busque as provas anteriores

Uma dica muito útil é procurar as provas anteriores dos concursos que você vai prestar. Elas são um ótimo parâmetro para que você conheça melhor o perfil da banca, o que ela valoriza e para saber o que cai no geral.

A maioria dos sites oficiais oferecem as provas de forma gratuita. Além disso, vale a pena investir em uma boa plataforma de questões para ter bastante material para fazer simulados e treinar. Aplicativos de estudo também ajudam muito.

Veja também: Como escolher o melhor site de concursos para estudar

2. Defina os materiais de apoio

Aqui o ideal é que você defina quais os meios você prefere para estudar, quais você pode pagar e claro, pode variar. Os filtros devem ser os seus pontos fortes e fracos.

Se você tiver mais facilidade em português, por exemplo, pode preferir estudar com apostilas.No entanto, se seu ponto fraco for matemática, talvez seja mais interessante contratar um professor particular ou ingressar em um cursinho.  

E nunca se esqueça da regra de ouro: todos os materiais devem estar apoiados no edital. “Ah, mas o edital ainda não saiu como eu faço?” Utilize o último como referência. Faça resumos desses materiais e grife as partes mais importantes, isso facilitará na hora de fazer as revisões.

Essa parte será importante para que você relembre o conteúdo sem ter que ler o material todo. Por isso, destaque as partes mais importantes, faça revisões constantes e vá fixando os conteúdos na sua cabeça

Para saber o que é mais importante, você deve:

  • fazer uma leitura crua
  • fazer uma prova ou simulado específico daquele tema.

Perceba o que foi cobrado nas provas e, em uma segunda leitura mais minuciosa, sublinhe as partes que  tiver visto na prova..

3. Estude bem o edital

Invista um tempo para conhecer bem o edital e tudo que nele consta. Esse tempo despendido não será em vão, ele fará com que você saiba mais sobre o que é cobrado e consiga ir atrás de materiais que são relevantes para o seu concurso.

De nada adianta você estudar tudo que encontrar na internet, contratar um cursinho ou um professor particular se você não conhecer bem o edital. Você pode se desfocar do que cai e principalmente no que tem dificuldade.

4. Garimpe os materiais de estudo

Muitas vezes os editais cobram algum ponto específico, mas ao pesquisar livros a respeito nos deparamos com materiais muito extensos, que contêm mais informações do que precisamos.

Além de investir muito tempo lendo aquele livro para aproveitar apenas uma parte, você gastará um valor maior do que se tivesse algo mais específico.

Por isso uma dica valiosa é pegar o edital, ir até uma biblioteca pública que tenha um acervo de qualidade e atualizado (Universidades são uma boa opção) e procurar os livros que possuem o conteúdo de que você precisa.

Após encontrá-los, busque no índice quais as páginas que contém a informação que você precisa estudar, pegue o livro emprestado e tire um xerox apenas dessas páginas. Além de otimizar o seu estudo, você irá economizar.

5. Organize e separe os materiais

Imagine o cenário: você se senta para estudar, mas tem que procurar dentre vários papéis onde está um material de estudo de uma determinada disciplina. Desanimador, não é mesmo?

Para que isso não aconteça, é preciso que você estabeleça uma forma de esquematizar seus materiais, seja por etiquetas, apostilando tudo ou em pastas no computador, não importa, o essencial é ter um método.

6. Prepare bem o seu local de estudos

Por fim, algo muito importante é que você tenha um local de estudos sempre limpo e organizado para estudar. Mesmo que seja pequeno ou improvisado , o seu “cantinho” deve ter:

  • lugar para guardar os materiais,
  • espaço para escrever,
  • boa iluminação;
  • estar longe da sua cama (se possível);
  • não ter possíveis distrações como um porta retratos, adesivo ou algo que possa tirar sua concentração.

*Esse artigo foi escrito pela Estudaqui, empresa de Educação com soluções inteligentes para proporcionar um estudo de alto desempenho para que estudantes alcancem seus objetivos.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.