O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Faltam 2 dias

⚠️ Atenção: Reserve sua vaga na Black November e não perca o maior desconto!

GARANTIR DESCONTO

Como fazer revisão de conteúdo estudado?

A revisão é uma etapa muito importante na sua rotina de estudos. É através dela que o conteúdo será memorizado e a prática será melhor desenvolvida. Dessa forma, antes de entrarmos no assunto da revisão, é essencial reconhecer as etapas anteriores, ou seja, a teoria e a prática.


Sumário


A teoria

A teoria é a construção do conhecimento prévio sobre determinado conteúdo. Assim, ela deve ser a primeira etapa a ser realizada em seu cronograma de estudos. E diversas ferramentas podem ajudar: videoaulas, apostilas, livros, podcasts, entre outras.

A prática

Já a prática é a fixação do conteúdo. Após estudar a teoria e definir seu objeto de estudo, a prática é o passo seguinte que terá como objetivo trabalhar e fixar tal teoria aprendida. Dessa maneira, exercitar é a palavra-chave e a ferramenta mais indicada é a resolução de questões e exercícios.

O que é revisão?

Agora podemos entrar mais detalhadamente no assunto da revisão. Ela é a última etapa do seu cronograma de estudos. No entanto, vamos dividi-la em duas possibilidades — a revisão de um conteúdo estudado há pouco tempo e a revisão de um conteúdo que já foi estudado há meses:

Revisão de um conteúdo estudado há pouco tempo

Vamos pensar na seguinte rotina: você está em seu momento de estudos - já passou pela teoria (assistindo videoaulas) e pela prática (resolvendo questões anteriores do concurso almejado). Agora pretende revisar esse conteúdo. Como começar? Alguns recursos são essenciais, tais como:

1 - Reveja as anotações que fez durante o estudo da teoria

Durante o estudo da teoria é essencial que você faça anotações dos pontos mais importantes ou até mesmo dos pontos que geraram dúvidas. Essas anotações serão úteis para construir um resumo, um fichamento ou até um mapa mental. Assim, nunca deixe de fazer anotações e as organize no momento da revisão.

2 - Elabore resumos ou fichamentos

O método mais tradicional de revisar um conteúdo é através da construção de um resumo ou fichamento. O resumo é a síntese do que você aprendeu no momento da teoria. Ele pode ser feito em formato de parágrafos ou tópicos. O mais importante é que o resumo seja feito com as suas próprias palavras, ou seja, reescreva o conteúdo aprendido, pois isso ajudará na memorização.

Já o fichamento é uma síntese feita por palavras - chaves e suas respectivas definições. Muitas pessoas ainda utilizam o fichamento no formato antigo, ou seja, utilizando as famosas fichas ou cartões, que são folhas pautadas na horizontal e que podem ser guardadas em ficheiros ou gavetas. O importante é que o fichamento seja breve e que contenha apenas as principais definições. O uso de canetas coloridas para marcar e diferenciar termos também são de grande auxílio para esse recurso.

3 - Construa mapas mentais, conceituais ou resumapas

Um método cada vez mais utilizado e que muitos alunos preferem em vez do tradicional resumo ou fichamento é a elaboração de um mapa mental. Esse recurso utiliza imagens, cores, palavras - chaves ou pequenos textos para esquematizar determinado conteúdo. Dessa maneira, é um método mais visual e que se torna excelente para o objetivo da revisão, que é justamente memorizar. A equipe pedagógica do Qconcursos produziu um e-book completo sobre mapas mentais.

Baixe o e-book! Como fazer mapas mentais, conceituais e resumapas

4 - Monte um caderno com as questões que você errou

Durante a resolução de questões, ou seja, no momento da prática, você pode ter errado algumas questões. Assim, monte um caderno com tais questões. Você ainda pode separá-las por nível de dificuldade. Dessa forma, no momento da revisão, refaça essas questões e procure entender o motivo do erro. Uma boa alternativa também é anotar esse motivo e a possível resolução.

No QConcursos temos a ferramenta de criação de caderno. Você pode criar através desse recurso virtual ou ainda montar realmente um caderno de erros. Muitos alunos estão adotando essa alternativa e postando fotos em nossas redes sociais. Basicamente o caderno de erros é um caderno reservado para anotar os códigos das questões que foram resolvidas de forma errada. Os alunos refazem no momento da revisão e marcam no caderno se acertaram ou não. Aqui também pode-se incluir anotações sobre os motivos do erro e a possível resolução.

5 - Comente a resolução da questão com as suas próprias palavras

Durante a prática você pode comentar a resolução de uma questão de acordo com o conteúdo aprendido no momento da teoria. Esse recurso é importante também no momento da revisão, pois você pode rever os seus próprios comentários e memorizar de acordo com o caminho que você fez para alcançar o gabarito. No QConcursos temos a ferramenta de comentário dos alunos e você pode comentar e também ler os comentários de outros colegas para fixar. Contudo, atenção: se ainda houver dúvidas e notar que os comentários não foram suficientes, veja o comentário do professor.

Revisão de um conteúdo que já foi estudado há meses

Agora vamos imaginar outra situação: você está há meses sem estudar e saiu o edital do concurso que você tanto queria. Você percebe que algumas disciplinas já foram estudadas e quer relembrar o conteúdo. Como revisar nesse caso?

Aqui você terá que priorizar a revisão respondendo algumas perguntas:

1 - Qual o meu índice de erro nesse conteúdo?

Faça algumas questões ou reveja o seu índice de acertos. Se notar que está com um índice grande de erros em determinado conteúdo, a revisão terá que ser mais detalhada e, dependendo da quantidade de erros, toda a teoria precisará ser revista.

2 - Eu lembro da maioria das definições?

Tente lembrar as definições principais. Resolver algumas questões recentes sobre o conteúdo pode te ajudar nesse objetivo. Se perceber que não lembra mais a maioria dos tópicos já estudados, rever a teoria será a melhor alternativa e não apenas revisar.

3 - Tenho materiais que posso revisar?

Reveja seus materiais, ou seja, resumos, fichamentos, mapas, cadernos, etc. Se notar que o material é escasso, não tem jeito: terá que recomeçar, ou seja, rever a teoria, praticar com questões e elaborar novos materiais para a revisão.

4 - Algum conteúdo pode ter sido atualizado?

Essa última pergunta é muito importante para as disciplinas de Direito, pois estão constantemente sendo atualizadas. Dessa forma, verifique se o conteúdo foi atualizado. Se sim, reveja seus materiais de revisão e elabore novos de acordo com as atualizações.

Listei aqui os principais métodos e situações que estão relacionados à etapa de revisão. Esse estudo foi realizado a partir da minha experiência e também observando as postagens dos alunos do QConcursos. Sabemos que novos métodos podem ser criados diariamente e, se você utiliza algum que não está aqui, comente abaixo e ajude outros colegas.

Bons estudos (e boa revisão!). Até a próxima!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.