O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Como estudar para o Enem

Para quem está se preparando para o ENEM e não sabe como começar, separamos algumas dicas essenciais para organizar sua rotina de estudos e garantir a sua aprovação!

Conquistar uma vaga na universidade é o maior sonho de muitos estudantes, por isso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é encarado como um dos maiores desafios da vida dessas pessoas.

Por ser a principal porta de entrada para o ensino superior e tão disputado por muitos jovens, muitas dúvidas e inseguranças surgem e atrapalham na preparação. Principalmente devido à grande quantidade de conteúdos, o maior questionamento é: "Por onde devo começar?" Mas não se preocupe, o Qconcursos pode te ajudar nessa tarefa!

Você sabe por que definir uma rotina é tão importante? A rotina de estudos auxilia na assimilação de conteúdos e te ajuda a estudar os pontos que mais necessita para conquistar a vaga no curso que deseja.

Mas antes de começar a definir sua rotina é preciso implementar alguns hábitos no seu dia a dia que requerem quatro pontos: organização, dedicação, planejamento e FOCO!

Primeiro de tudo, você precisa saber: Como funciona e para que serve o Enem

Depois, se liga nas dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa.

1) Analise sua rotina diária

O primeiro passo para ter uma boa rotina de estudos é entender o que você faz no seu dia a dia e quanto tempo se dedica para realizar cada tarefa, da hora que acorda até a hora que dorme.

Observe seus hábitos diários e anote. A melhor forma de se organizar é escrevendo numa agenda, em post-its ou criando planilhas com os seus horários normais. Conhecendo a si mesmo é mais fácil se estruturar e se planejar para acrescentar novas atividades na sua semana.

Definindo seus horários, observe se há um bom aproveitamento do seu tempo. Quanto tempo você gasta para realizar cada atividade no seu dia? Quanto de espaço está disponível na sua agenda para estudar?

Em tempos de Enem, cada minuto é importante para a sua aprovação. Então, o próximo passo é: montar um cronograma e entender quanto tempo é necessário para se dedicar a cada disciplina e conteúdo.

2) Monte um cronograma

Definida a sua rotina diária, comece a montar seu cronograma de estudos. Analise o edital do Enem, veja as disciplinas que mais caem e defina seus objetivos. Antes de começar, é importante já ter seu curso definido, pois cada matéria tem um peso diferente de acordo com o curso.

Conhecendo as disciplinas que têm mais peso para você, se questione: “Quais delas eu tenho mais dificuldade?”. Para essas, você irá dedicar sua maior atenção! Porém, ainda assim, lembre-se que todas são muito importantes e, independentemente do seu curso, nenhuma delas pode ser zerada e a nota de cada uma delas define a sua média final do Enem.

Confira as áreas do conhecimento exigidas pelo Enem e cada disciplina correspondente:

Áreas de conhecimento Componentes curriculares
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia
Matemática e suas Tecnologias Matemática

Leia a matéria: 5 dicas essenciais para fazer o Enem

Outro ponto importante é que as disciplinas de Matemática e Redação possuem maiores notas de avaliação devido ao grau de dificuldade e acerto por cada candidato. Então, separe grande parte do seu tempo para essas matérias.

Estude melhor com Mapas Mentais, Mapas Conceituais e Resumapas!

Não se esqueça de incluir na sua rotina o tempo para revisões dos conteúdos já estudados e o mais importante, o tempo para a realização de exercícios. O ponto-chave da preparação é praticar muito, quanto mais exercícios fizer e quanto mais provas anteriores você resolver, maiores serão as suas chances de bons resultados. Além disso, resolva simulados para estudar de forma mais prática e assertiva.

Saiba como fazer a revisão de conteúdos estudados.

3) Desenvolva metodologias de estudo

Desenvolva estratégias para otimizar seu tempo e melhorar a sua fixação de conteúdos. A maior dificuldade para muitos estudantes é se concentrar e assimilar conceitos. Para isso, existem alguns recursos e técnicas muito úteis para melhorar o aprendizado, como o Pomodoro e o Kanban.

Pomodoro

O método Pomodoro trabalha o seu tempo de estudo e de descanso de forma equilibrada para uma maior concentração no conteúdo. Com essa técnica, você se concentra e mantém sua total atenção em questões por 25 minutos, que é o tempo ideal de concentração do cérebro humano.

Cronometre o seu tempo de estudos. Primeiro, você se concentra por 25 minutos e, depois, descansa por 5 minutos. Ao final de quatro ciclos de 25 minutos, realize uma pausa de 30 minutos e reinicie o processo.  Adotando essa técnica, você conseguirá assimilar ainda mais o conteúdo.

Kanbam

Nessa técnica, você utiliza recursos visuais para definir os processos e andamentos do seu estudo. Exemplo: para analisar seu progresso, você pode desenvolver uma tabela com três colunas. Uma coluna "Para Fazer", outra "Em andamento" e outra "Concluído".

Esse procedimento parece ser algo simples, mas te ajuda a se orientar e ter uma maior percepção de progresso.Assim, você pode perceber sua evolução e definir o que precisa melhorar para alcançar seus objetivos. Além do mais, quando acompanhamos o nosso desenvolvimento, o nosso cérebro recebe estímulos e realizamos a tarefa com mais dedicação.

4) Separe tempo para descansar

Separar um tempo para descansar é um dos passos mais importantes para o sucesso. De nada adianta horas de dedicação e leitura se seu cérebro estiver cansado. Quanto mais exausto você estiver, maior sua dificuldade em assimilar e aprender.

Durma e respeite esse momento. Estudar sem dar uma pausa, muitas das vezes, é desperdício de tempo precioso, pois seu rendimento é bem menor quando você está cansado. Faça do descanso o seu aliado, tanto para saúde quanto para uma maior qualidade nos estudos. Ele precisa fazer parte da sua rotina e estar presente no seu planejamento.


Essas são só algumas dicas que separamos para que você consiga ter um bom aproveitamento e se dedicar, sempre apostando na organização, no planejamento, na dedicação e no foco na aprovação.

Não existe uma fórmula de estudos ideal ou o tempo perfeito.Cada estudante se adapta de acordo com as suas necessidades. Porém, se você desenvolver estratégias, seu desempenho será muito maior e a conquista da vaga estará cada vez mais próxima.

Quer conquistar a tão sonhada vaga na faculdade dos seus sonhos? Organize seus Estudos para o Enem com o Qconcursos.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.