O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Como estudar para concurso público sozinho

O estudo para concursos públicos tende a ser uma tarefa solitária, principalmente para quem não faz curso preparatório e opta por estudar sozinho de casa. Nesse caso, é comum surgirem dúvidas, sobretudo em quem está começando a estudar, em como fazer para manter a motivação e seguir estudando até alcançar o objetivo final que é aprovação.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem ajudar nesta atividade nada fácil que é se preparar para as provas de um concurso público sem ajuda externa.

Monte um ambiente de estudos

Não é só de livros que se faz um estudo. O ambiente escolhido para se preparar para um exame é de extrema importância, pois é o local onde o aprendizado se concretiza. Sem uma estrutura adequada, todo o planejamento pode ser prejudicado.

Escolha um espaço mais silencioso, que proporcione concentração, com iluminação apropriada de modo que possibilite o conforto completo e previna dores de cabeça e o sono. Além disso, coloque todos os itens indispensáveis ao seu alcance para que não tenha que levantar o tempo todo. Isso pode fazer com que se perca o foco e atrapalhe o cronograma de estudos.

Não se esqueça da internet. Providencie uma boa conexão para que possa acessar o material a ser estudado sem interrupções.

Organize o material de estudos

Com um ambiente planejado, é hora de reunir o material de estudos. É muito importante escolher um bom aparato, já que não terá o auxílio de professores e cursos ao longo da preparação.

Para encontrar o conteúdo ideal, é necessário investigar qual é o caminho que mais se adapta ao seu estilo de aprendizado. Alguns preferem livros, outros apostilas e muitos a resolução de questões. Sendo assim, tenha em mãos o que for fundamental para os estudos.

Outro ponto importante relacionado ao material é o conteúdo programático. Seja qual for o método adotado, é obrigatório que as disciplinas trazidas no edital do concurso estejam presentes. Além de ter todo o conteúdo que será cobrado nas provas, o documento ajuda a saber como estudar especificamente para aquele certame.

✍ Leia mais: quantas questões caem no concurso público?

Estabeleça um cronograma

A jornada de um concurseiro requer a conciliação de diversas tarefas, como trabalho, família e afazeres domésticos. Dessa forma, é preciso estabelecer um cronograma para encaixar da melhor maneira possível a rotina de estudos.

Antes de colocar a mão na massa, recomenda-se elencar as atividades que fazem parte do seu cotidiano. Com essa lista em mãos, você conseguirá visualizar melhor os espaços disponíveis na agenda, evitando colapsos durante a jornada de estudos.

Lembre-se de ter um cronograma robusto, com horários reservados para teoria, prática com questões de concursos anteriores e revisão do conteúdo estudado. Diferentemente de um curso presencial, o estudo solitário não conta com alguém, como um professor, que estipule o ritmo de estudo nem acompanhe o que está sendo esmiuçado nas horas de estudo.

📅 Leia mais: 9 dicas de como montar um plano de estudos

Tenha disciplina

O aprendizado exige disciplina, seja na escola, faculdade, cursinhos ou em casa. E essa ordem vem, em muitos casos, da motivação. Por isso, quando surgir qualquer desânimo ou naqueles momentos em que perceba que a concentração está indo embora, pense na razão pela qual escolheu o concurso em questão.

Qual foi o motivo que te levou a estudar para o cargo? Independentemente da resposta, para conquistar a tão sonhada vaga, em um ambiente tão disputado, é necessário ter muita disciplina ou colocará tudo a perder.

Use e abuse dos recursos

Não é porque você está por conta própria que não pode usufruir de recursos amplamente disponíveis, especialmente nos meios virtuais.

Sabe aquele investimento que empregaria em cursos preparatórios? Transfira-o para cursos online, videoaulas, teoria em PDF e questões. Se sentir falta de compartilhar o conhecimento com outras pessoas, participe de fóruns de discussão e troque comentários com professores e outros concurseiros.

Estudar sozinho para concurso, sim; rejeitado, nunca.

📝 Questões de concurso grátis: veja como o Qconcursos pode te ajudar!

Bons estudos!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.