O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

6 dicas de como estudar mais rápido

Em um ritmo bom e suave, você segue vivendo a sua vida tranquilamente. De súbito, durante o banho, lembra que faltam só dois dias para aquela prova importantíssima. E agora? Ter pouco tempo para estudar para um concurso público ou para o vestibular é, claro, altamente não recomendado. Mas às vezes você já tem uma boa ideia do que vai cair na prova, e vale recapitular o conteúdo.

Veja algumas dicas para estudar mais rápido que podem ajudar muito nessas horas.

Uma coisa de cada vez

Desculpa falar assim, de forma tão direta, mas infelizmente você não consegue fazer tudo ao mesmo tempo. Pode até parecer uma boa ideia dar uma passada em um texto enquanto responde a um e-mail, mas não é. Na verdade, essa é uma ideia bem ruim. Fazer duas coisas simultaneamente levará você a gastar o dobro do tempo e a prejudicar a sua compreensão. Então, desligue o celular, saia das redes sociais e foque nos estudos.

Sente-se direito

Não adianta ficar tenso, sentar torto na cama e acabar com a sua coluna. Arrumar a postura ajuda no foco, porque você não fica se mexendo sem parar em busca de uma posição confortável. Aliás, como você está agora? Com o tronco encostado na cadeira, os cotovelos apoiados sobre a mesa e o monitor na altura dos olhos? Arrume essa postura!

Leia em voz alta

Ler o conteúdo em voz alta ajuda a fixar o que está sendo estudado. Isso porque você aumenta o foco no que está sendo lido, tornando você mais consciente e melhorando sua capacidade de interpretar um texto.

Ler em voz alta também é um ótimo exercício para quem precisa melhorar a habilidade de falar em público.

Tome notas

Enquanto lê em voz alta, sentado na posição correta, anote os pontos principais. Crie tópicos, desenhe setas, use suas próprias palavras enquanto escreve. Anote as palavras-chave, grife as ideias principais do texto.

Ensine o que aprendeu

Depois que se lembrou da prova, você passou a noite inteira estudando. Que tal agora, durante o café da manhã, ensinar as pessoas à sua volta? Pode ser até para seu cachorro. Conseguir explicar é uma forma muito eficaz de provar para você mesmo que o conteúdo foi assimilado. Vale também ligar para alguém que você não vê faz tempo, explicar rapidinho a situação e falar: “Olha, o que importa é que a Deriva Continental afirma que, um dia, todos os continentes foram um só. A Pangeia”.

Revise suas anotações

Lembra aquelas anotações da noite anterior? Revise, releia e reescreva alguns dos pontos principais.

A principal dica que podemos dar é: compre uma agenda e anote tudo nela! Crie sua rotina de estudos e conte com o Qconcursos.com!


Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.