O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

PROMOÇÃO ILIMITADA DIGITAL - Prepare-se para a retomada dos concursos

Quero aproveitar o bonus

Como escolher o melhor concurso?

Como escolher o melhor concursoComo escolher o melhor concurso? Grande parte dos concurseiros pautam suas escolhas pela questão da remuneração. Mas, até que ponto ele deve ser o fator de maior relevância  na hora de escolher o seu cargo?

De acordo com o professor Marcello Leal, do portal Qconcursos.com , o cargo é um critério relevante, pois a sensação de estar sendo bem remunerado pelo seu trabalho possui impacto na sua satisfação, mas não deverá ser o principal critério para a escolha do seu concurso.

Ele acredita que ‘quando estamos passando por um momento de dúvidas e instabilidade financeira, pode ser que pensemos ser o dinheiro o fator mais relevante naquele momento – o que interessa mesmo é passar logo em qualquer cargo e começar a ganhar a remuneração’.

Mas essa é uma fórmula que a longo prazo se mostra falsa, pois quando o dinheiro não for mais o problema, se você não gosta das suas atribuições, logo ficará insatisfeito”, avalia o especialista.

Ouça o episódio #56  do QC Cast– Obstáculos- Como vencê-los?

Para Leal, o ideal é que o candidato busque informações sobre as atribuições do cargo e ver se elas se enquadram com o seu perfil. “Faça a seguinte pergunta: como eu me veja fazendo isso daqui a 10 anos?

Estarei feliz e satisfeito? Se a resposta for negativa, continue na pesquisa até encontrar aqueles concursos que conciliem remunerações atrativas com atribuições desejáveis”, orienta.

Como estudar para tribunais

Metodologia

Marcello explica que uma boa preparação para concursos requer uma metodologia eficaz, planejamento e conteúdo de qualidade. “Quando se presta vários concursos você acaba não conseguindo construir uma preparação adequada, pois a cada edital diferente um conjunto de matérias deverão ser estudadas e, como o tempo é curto, acaba que sempre fica a sensação de que não se está estudando de forma adequada.

Hoje em dia o “vai que dá” não funciona mais. Os concorrentes estão cada vez mais bem preparados e por isso é necessário se preparar adequadamente – e isso requer foco e planejamento estratégico”, alerta.

Marcello Leal ensina um passo a passo para que os concurseiros de primeira viagem analisem suas opções e montem um “cardápio” das oportunidades que possam sentido para ele:

O primeiro passo é ver os concursos compatíveis com sua formação. Feita essa seleção, é a hora de analisar o perfil do concurseiro: se pergunte quais atribuições gostaria de exercer. Perceba que não é para escolher cargos específicos, mas atribuições.

Exemplo: você é mais operacional ou administrativo? Prefere ter uma rotina definida ou lida bem com incertezas? Gostaria de trabalhar analisando pedidos e decidindo ou decisões não é seu forte, prefere executar ordens? Depois de se fazer uma série de perguntar, use-as para escolher o conjunto de cargos que a elas se adeque. Agora investigue os editais e as provas passadas e veja qual é a mais factível.

5 dicas para manter o foco nos estudos para concursos

Já para aquele que estuda há bastante tempo, mas está perdido e busca foco, Marcello diz que o passo a passo é o mesmo, pois a definição do foco é uma etapa que antecede a preparação.

Para Leal, ‘se alguém já estuda há anos mas não sabe qual o seu foco, muito provavelmente não possui um planejamento e metodologia definida, de modo que poderá ter passado muitas horas estudando matérias sem necessidade, pois só caíram em um edital que resolveu fazer por ansiedade’.

Marcello diz que se devemos fazer uma analogia, imaginando alguém que tenha se matriculado numa academia de ginástica sem saber se quer emagrecer, ganhar flexibilidade ou massa muscular.”Todo dia ele vai e malha um exercício diferente, faz atividades, corre na esteira, etc.

Perceba contudo que enquanto ele não decidir qual o seu objetivo na academia, com esse tipo de preparação, os resultados não virão. Somente após ele decidir que quer, por exemplo, ganhar musculatura e montar um programa específico para isso é que ele começará a evoluir. O mesmo se aplica aos estudos para concurso”, ensina.

Veja outros artigos que podem lhe ajudar na preparação!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.