O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Acaba em 5 dias

Planos até 45% OFF. Aqui você tem tudo o que precisa em um só lugar. Vem! 😊

SAIBA MAIS

Caderno de resumos: conheça 6 benefícios da ferramenta

Quem nunca viu aquele caderno estiloso ou mesmo textos longos sobre tópicos da disciplina durante a época do colégio ou da faculdade? Afinal, fazer anotações sobre o conteúdo estudado é uma recomendação antiga de especialistas, devido à sua extrema importância no ciclo do aprendizado. Além de melhorar a linguagem escrita e compreender melhor o texto, tomar notas é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo na memória.

Ao longo do tempo, as letras à mão foram substituídas pelas teclas do computador, mas o valor dessa etapa do estudo continua o mesmo.

O Qconcursos lançou uma funcionalidade que traz essa atividade para a preparação para concursos públicos na educação à distância. Disponível para assinantes dos planos Premium Plus e Ilimitada Digital, o Caderno de Resumos está disponível na mesa de estudos, no ambiente onde estão reunidas todas as ferramentas essenciais para o estudo para concursos.

Veja os benefícios abaixo:

Resumir e anotar sem sair de onde está

Nessa ferramenta, o estudante poderá escrever resumos e notas, relacionar os resumos com questões e aulas, organizá-los e personalizá-los. Tudo isso no mesmo lugar onde o aluno já resolve questões, lê a teoria e assiste às aulas. Afinal, quem gosta de ficar trocando de aba entre uma questão e outra?

Personalizar resumos e anotações

No caderno de resumos, o estudante tem a liberdade de escrever sobre o que quiser, com a possibilidade de adicionar títulos às notas ao longo do texto. Além de organizar a informação, os títulos ajudam na memória fotográfica.

Para colocar um título no texto, basta clicar no ícone +, selecionando a opção H.

Organizar os estudos

Não é exagero dizer que a organização é um dos pilares do estudo. Uma pesquisa realizada pelo Qconcursos mostrou que os estudantes mais organizados conseguem resolver mais questões do que os outros. Ao permitir montar uma lista com os tópicos que considerar mais importantes, o caderno de resumos pode ajudar nessa tarefa.

Para usar essa função é só clicar no + e em seguida no ícone que indica uma lista de marcadores.

Categorizar do seu jeito

Além de criar listas com tópicos mais importantes, a ferramenta possibilita categorizar as anotações da maneira que for melhor para o usuário. A categorização é um recurso bastante útil para encontrar determinadas anotações com mais facilidade. Com isso, o tempo utilizado na busca pelo tema será convertido em mais estudo.

Por exemplo, o aluno que está tomando notas sobre Direito Constitucional pode categorizá-las pelo nome da disciplina ou outra tag que achar mais adequada ao conteúdo.

Criar checklists

É comum criar listas para não esquecer nenhum item no mercado. Eficaz nas compras, as listinhas também auxiliam nos estudos. Com tantos temas e disciplinas no conteúdo programático, elencar os tópicos pode ajudar bastante a lembrar do que estudar em seguida.

No caderno, o aluno pode criar checklists durante a anotação e verificar algum conteúdo que ficou pendente naquele dia de estudos. É só clicar no + e no símbolo de ✔️ check.

Marcar uma questão

O usuário do caderno também pode inserir o número da questão, fazer um comentário abaixo ou até mesmo colar aquele comentário que gostou. Ao digitar o número da questão, a ferramenta adiciona imediatamente o link, podendo levá-lo diretamente à mesma.

Para adicionar uma questão, basta digitar a letra Q em maiúsculo e o ID da questão. Por exemplo: Q12345.

Gostou? Com tantas funcionalidades, o estudo fica mais qualificados e os lucros do aprendizados garantidos.

Conheça outras funcionalidades da Mesa de Estudos:


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.