O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Veja 4 técnicas para estudar a Lei 8.666

A Lei 8.666/93 é a lei que regulamenta o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

A maioria dos concursos públicos federais tem questões sobre a lei, por isso muitos candidatos ficam apreensivos assim que veem o tema entre as matérias do edital.

Qual a importância da Lei 8.666/93?

A licitação, por ser um meio legal de contratar bens, serviços e obras, é o instrumento de acompanhamento e controle social sobre a gestão de recursos públicos.

Para a Administração Pública, a licitação é a ferramenta de seleção da proposta mais vantajosa para o ato ou contrato de seu interesse. Já para o cidadão, é o exercício do direito de entender as condições, valores e conhecer as empresas contratadas, que possibilitam o atendimento aos seus direitos sociais, tais como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, entre outros.

Saber como estudar e se preparar para questões sobre o tema é uma questão de estratégia. Por isso, separamos 4 técnicas para te ajudar a estudar a Lei 8.666/93.

Leitura da legislação seca

A Lei 8.666 é bastante extensa, então uma dica importante é não tentar esgotar o estudo das licitações de uma única vez. Prefira ler poucos artigos por dia, com bastante atenção.

Tentar estudar a lei inteira de uma só vez pode te deixar disperso e, dificilmente, você conseguirá memorizar muitos itens. Outro ponto importante é preferir estudar a Lei no site do Planalto, onde certamente ela estará sempre atualizada.

Atenção a jurisprudências e súmulas

Fique atento às jurisprudências e súmulas. Embora o que mais seja pedido em provas seja a literalidade da lei, algumas súmulas e jurisprudência são importantes. Então, não abra mão de estudá-las com cuidado.

Treinamento de questões

Não existe estratégia melhor do que resolver muitas questões da banca responsável pelo concurso. Isso contribui muito para o processo de memorização. Quanto mais você pratica, mais chances tem de ver uma questão semelhante na prova.

Resumos, esquemas e mapas mentais

Faça resumos com prazos, esquemas e mapas mentais: isso também facilita muito a memorização. Para decorar com mais facilidade, você mesmo pode construir seu processo da Lei 8.666 esquematizada.

Aproveite essas dicas estratégicas para otimizar seus estudos e treinar com base no conteúdo que mais tem caído nas provas. No Qconcursos.com você encontra milhares de questões e videoaulas sobre a Lei 8.666/93, de diversas bancas.

Colaborou com o post a professora Thamiris Felizardo.

Confira nossas assinaturas com 35% OFF. Não perca esta oportunidade, é só até 30/11!

Eu quero